Bomba de Sódio e Potássio e potenciais de ação de membrana

Páginas: 8 (1956 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
 Potenciais de ação
O potencial de ação é o fenômeno de células excitáveis, como neurônios e miócitos, e consiste na rápida despolarização (upstroke) seguida pela repolarização do potencial de membrana. Os potencias de ação são o mecanismo básico de transmissão de informação no sistema nervoso e em todos os tipos de músculos.
Terminologia:
Despolarização: é oprocesso de fazer a membrana menos negativa. Faz com que o interior da célula fique menos negativo ou, até mesmo, se torne positivo.
Hiperpolarização: é o processo de tornar a membrana menos positiva. Faz com que a o potencial da membrana fique mais negativo.
Corrente de influxo: é o fluxo de cargas positivas para interior das células. Assim as correntes de influxo despolarizam o potencial demembrana.
Corrente de efluxo: é o fluxo de cargas positivas para fora de célula. Assim as correntes de efluxo hiperpolarizam o potencial de membrana.
Potencial limiar: é o potencial de membrana onde a ocorrência do potencial de ação é inevitável. Uma vez que o potencial limiar é menos negativo do que o potencial da membrana em repouso, a corrente de influxo é necessária para despolarizar opotencial de membrana até o limiar. No potencial limiar, a corrente de total influxo fica maior do que a corrente de total influxo e a despolarização resultante se torna autossustentada originando a fase ascendente do potencial de ação. Se a corrente de total influxo for menor do que a corrente de total efluxo a membrana não será despolarizada.
Pico de potencial de ação: (overshoot) é a porção dopotencial de ação onde o potencial de membrana é positivo ( interior da célula positivo).
Pós-potencial hiperpolarizante: (undershoot) é a porção do potencial de ação, após a repolarização quando o potencial de membrana fica realmente mais negativo do que em repouso.
Período refratário: é o período em que o outro potencial de ação normal não pode ser iniciado em célula excitável.Características dos potencias de ação:
Os potenciais de ação apresentam 3 características básicas: amplitude e formato estereotípicos, propagação e resposta tudo ou nada.
Amplitude e formato estereotípicos: Cada potencial de ação normal de tipo celular dado parece idênticos, despolariza no mesmo potencial e repolariza no mesmo potencial de repouso.
Propagação: O potencial de ação, em um sítio,provoca a despolarização dos sítios adjacentes, trazendo-os ao limiar. A propagação de um sítio para o outro não os diminui.
Resposta tudo ou nada: O potencial de ação ocorre ou não ocorre. Se a célula excitável é despolarizada até o limiar, no modo normal, a ocorrência do potencial de ação é inevitável. Por outro lado se a membrana não for despolarizada até o limiar, não ocorre potencial de ação.O canal Neural de NA+
O canal de Na, voltagem-dependente é responsável pela deflexão inicial do potencial de ação nas células nervosas e musculares esqueléticas. Esse tipo de canal é uma proteína integral de membrana composta por muitas subunidades α e duas subunidades β. Para que o Na+ se mova através do canal, ambas comportas devem estar abertas. Como essas comportas respondem àdespolarização a comporta de ativação se abre rapidamente, mas a inativação se fecha após certo tempo.
Em repouso: a comporta de ativação está fechada.
Durante a deflexão inicial do potencial de ação: a despolarização, até o limiar, faz com que a comporta de ativação abra rapidamente.
No Pico do potencial de ação: a lenta comporta de inativação, finalmente, responde e fecha.

PeríodosRefratários
Durante os períodos refratários, as células excitáveis são incapazes de produzir potenciais de ação normais. O período refratário inclui o período refratário absoluto e o período refratário relativo.
Propagação dos potencias de ação:
A propagação dos potencias de ação pela fibra nervosa ou muscular ocorre por meio da dispersão de correntes locais das regiões ativas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Otencial de ação
  • BOMBA SODIO POTASSIO
  • Bomba de sodio e potassio
  • bomba de sódio e potássio
  • bomba de sodio e potassio
  • Bomba de Sódio e Potássio.
  • Bomba de sódio e potássio
  • Bomba de Sódio e Potássio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!