Bomba Centrífuga

Páginas: 8 (1889 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
trabalho interdiscilinar dirigido I

BOMBA CENTRíFUGA

CURSO: Engenharia Mecânica Professor TIDIR: Gilson Lemos



1. Resumo


A bomba centrífuga é um equipamento utilizado para converter energia mecânica em energia cinética, usada industrialmente para deslocar fluidos, então desenvolvemos um estudo detalhado sobre a aplicação, operação e manutenção da mesma, e para isso,desmontaremos uma bomba centrífuga para demonstrar o funcionamento, após o desmonte, analisaremos as peças que constituem o interior da bomba, e mostraremos os principais defeitos que possam ocorrer, após analisarmos identificamos que a disfunção mecânica é o fator que mais afeta a bomba, mas, o método de trabalho, condições de instalações e instruções dos operadores, contribuem com algum problema quepossa acontecer futuramente.

Palavras-chaves  bomba centrífuga, disfunção, operação.

2.Introdução

Nas últimas décadas houve um significativo avanço de tecnologias e pesquisas a indústria petroquímica. Bombas, reservatórios e outros equipamentos, são aprimorados, oferecendo assim um custo-benefício melhor em várias condicionais. A tendência é que a tecnologia ofereça novos equipamentos,materiais e métodos de operação. Mas a bomba centrífuga, tem um processo simples de construção, operação e manutenção, isso a torna aplicável, e pelo custo-benefício, um equipamento de grande valia na indústria.
Então devido a importância da bomba centrífuga em um complexo petroquímico, apresentaremos os pontos principais do equipamento, e possíveis aplicações e correções dentro da indústriapetroquímica.

3.A Bomba Centrífuga

As bombas centrífugas foram idealizadas muito antes de poderem ser realizadas, pois faltava aos construtores uma fonte de energia de alta velocidade de rotação. Segundo Ladislao Reti, engenheiro químico italiano e historiador da tecnologia e da ciência que viveu no Brasil, a primeira máquina que poderia ser caracterizada como uma bomba centrífuga era uma máquina deelevação de lama mencionada por volta de 1475 em um tratado escrito pelo engenheiro italiano Francesco di Giorgio Martini. As verdadeiras bombas centrífugas não foram desenvolvidas senão em fins do século XVII, quando Denis Papin construiu um ventilador centrífugo de pás retas conhecidas como fole de Hesse. Só no início do século XIX inicia-se a fabricação e o uso de bombas centrífugas,notadamente nos Estados Unidos da América. A curvatura das pás do rotor foi introduzida pelo inventor John Appold em 1851 na Inglaterra.
As bombas centrífugas passaram a ser comuns na Europa e nos Estados Unidos da América no último quartil do século XIX, quando passaram a ser fabricadas por diversos fabricantes. Bombas são equipamentos que conferem energia de pressão aos líquidos com a finalidade detransportá-los de um ponto para outro.Nas bombas centrífugas, a movimentação do líquido é produzida por forças desenvolvidas na massa líquida pela rotação de um rotor. Este rotor é essencialmente um conjunto de palhetas ou de pás que impulsionam o líquido.
O rotor pode ser aberto, fechado ou semi aberto. A escolha do tipo de rotor depende das características do bombeamento. Para fluidos muitoviscosos ou sujos usam-se, preferencialmente, os rotores abertos ou semi abertos. Nestes casos, os rotores fechados não são recomendados devido ao risco de obstrução.
Para uma bomba centrífuga funcionar é preciso que a carcaça esteja completamente cheia de líquido que, recebendo através das pás o movimento de rotação do impelidor, fica sujeito à força centrífuga que faz com que o líquido se desloquepara a periferia do rotor causando uma baixa pressão no centro o que faz com que mais líquido seja admitido na bomba. O fluido a alta velocidade (energia cinética elevada) é lançado para a periferia do impelidor onde o aumento progressivo da área de escoamento faz com que a velocidade diminua, transformando energia cinética em energia de pressão.
As bombas centrífugas caracterizam-se por operarem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bombas centrifugas
  • Bombas Centrífugas
  • Bombas centrifugas
  • bomba centrifuga
  • Bombas centrífugas
  • bombas centrifuga
  • Bombas Centrífugas
  • Bomba Centrifuga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!