Bomas de Lubrificação e Bicos Graxeiros

952 palavras 4 páginas
Bombas para Lubrificação e Bicos Graxeiros
Cândida Vaz e Vitória Cassol
T: 422

Santa Maria, 10 de julho de 2013.

Introdução.
Neste trabalho será visto o que são bombas para lubrificação e bicos graxeiros, juntamente com o seu funcionamento, onde e como podem ser aplicadas, para que são utilizados e seus diversos tipos. Também será falado sobre os tipos de roscas dos bicos graxeiros e como elas são.

Bombas para Lubrificação
São projetadas para proporcionar um fornecimento de lubrificação para as peças, quando necessário. As bombas de lubrificação são utilizadas para introduzir o lubrificante em uma área de atrito, que precisa diminuir a pressão, a temperatura ou outros fatores que prejudicariam o funcionamento das máquinas onde o lubrificante será inserido.
Os tipos das bombas são apresentadas de diferentes formas nos catálogos das empresas. Veremos a seguir dois tipos.
Manual para óleo ou graxa:
Podem ser utilizadas em trabalhos leves, em equipamentos de pequeno porte, como máquinas têxteis, gráficas, operatrizes.
Possuem uma aplicação e manutenção fácil e são de baixo custo.
Como funciona: Ao puxar a alavanca, é efetuado o acionamento. A força feita manualmente é passada para o pistão da bomba que, com pressão, leva o lubrificante até os distribuidores. As doses de lubrificante são efetuadas de acordo com a quantidade necessária. Ao soltar a alavanca, a pressão é aliviada e os distribuidores se recarregam, preparando-se para a próxima operação.

Pneumática para óleo ou graxa:
São utilizadas em equipamentos de pequeno porte, em trabalhos leves, como máquinas operatrizes, têxteis e gráficas. São utilizadas periodicamente, de acordo com a necessidade da máquina.
Baixo custo de manutenção e aquisição, fácil de usar.
Como funciona: Ao pressionar o gatilho, uma pressão é exercida, comprimindo o ar e com isso, acionando a bomba. A força passada para o pistão

Relacionados