Bolsa Familia

Páginas: 20 (4909 palavras) Publicado: 22 de abril de 2014
1. INTRODUÇÃO
O brasil antigamente sofria muito de desigualdade e mal concentração de renda. Para a resolução desse problema, a partir da década de 90, vários programas sociais foram introduzidos no país, com o objetivo de redução da pobreza extrema, entre os quais, a Bolsa-escola e a Bolsa alimentação. Estes programas, e outros, foram aglomerados, em 2003, para a constituição do ProgramaBolsa Família (PBF).
Bolsa Família é um programa social fundado pelo presidente Luiz Inácio da Silva (PT) em 2003, consiste em redução da pobreza, miséria e na produção de um melhor viver nas famílias pobres.
Destinado às famílias carentes com rendas mensais relativamente baixa. Transferindo renda diretamente às famílias, única obrigatoriedade das mesmas é seguir as condicionalidades determinadas.As condicionalidades apresentadas vão a presença escolar até área da saúde, como por exemplo a vacinação em dia.
Para o seu correto funcionamento ocorre fiscalizações para relatar se as pessoas estão seguindo realmente essas condicionalidades propostas, se ocorrer o contrário punições serão realizadas.
Desde a sua criação, o programa tem proporcionado uma série de estudos e análises paraentão avaliar se o seu funcionamento está sendo realmente eficaz na redução da pobreza, que é o seu principal objetivo. Opiniões dizem que sim outras que não, durante a pesquisa relataremos dados que demonstram resultados e alguma das opiniões.












2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Programas sociais são importantes no Brasil, muitos boatos dizem que nenhum governo se preocupou com ospobres, apenas o PT, mas é errado. Propostas foram lançadas antes mas nenhuma com total sucesso.
A primeira foi do senador Eduardo Suplicy que propõe a criação do “Programa de Garantia de Renda Mínima”, onde que seu princípio era que todos os brasileiros adultos recebessem anualmente menos de Cr$ 45.000,00, nesse caso somente os maiores de 25 anos segundo o projeto, mas sem exigência comopossuir filhos ou mantê-los na escola.
Outros programas foram surgindo como por exemplo o Programa Comunidade Solidária de Fernando Henrique Cardoso, onde queria combater a fome a e a pobreza através de implementação de ações governamentais nas áreas de alimentação, nutrição, serviços urbanos, geração de emprego, promoção social e desenvolvimento rural, mas, foi presidido pela primeira dama RuthCardoso, sendo substituído pelo programa Fome Zero.
Em 2001 uma nova ideia foi surgida pelo Fernando Henrique (presidente), denominado “Bolsa Escola”, que pretendia beneficiar famílias de baixa renda que possuíam filhos de 6 a 15 anos com frequência escolar de 85%.
O ministro da saúde de José Serra cria um programa com o nome de “Bolsa Alimentação” com o intuito de promover melhoria nas condiçõesde saúde e nutrição de gestantes de famílias de baixa renda, mas, criticas petistas foram surgindo e em outubro Luiz Inácio da Silva (PT) popular Lula é eleito a presidente. No seu governo foi criado então o Fome Zero que substitui o Programa Comunidade Solidária criado pelo FHC.
Em 2004 foi criado um grupo na Presidência da Republica para elaborar um projeto representantes de váriosministérios. O objetivo central era trazer alivio a situação de pobreza das famílias beneficiárias e facilitar o acesso dos seus membros as redes públicas de saúde e educação, que era difícil na época, foi ciado então o Programa Bolsa Família, só que ao contrário do que petistas dizem, o PBF não foi criado totalmente pelo Lula, nada mais é que a união de todos os programas sociais criado no governo deFernando Henrique Cardoso. O governo de Lula tinha preocupações para serem decididas por exemplo a destinação que seria dos recursos dado as famílias, vários achavam que a população de menor renda não saberia fazer uso dos recursos, então foram realizado experiência que mostrou o contrário, que elas não só iam usar corretamente como podem fazer um planejamento financeiro capaz de amplificar suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bolsa Familia
  • Bolsa Familia
  • Bolsa Família
  • Bolsa Familia
  • bolsa familia
  • Bolsa familia
  • Bolsa familia
  • Bolsa familia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!