Bolsa Família

Páginas: 3 (540 palavras) Publicado: 19 de junho de 2013
 O Bolsa Família é um programa do governo federal criado em 2003 no governo do então presidente Lula para dar à famílias que vivem abaixo da linha da pobreza uma pequena renda de ajuda e assimpossam  sair da miséria absoluta.

Em 2012 o governo gastou cerca de 21 bilhões com o programa, beneficiando cerca de 13 milhões de famílias.Para ser beneficiário do programa a família deve teruma renda per capita mensal de no mínimo 69 reais e de no máximo de 137 reais.O governo alega que com isso erradicará a miséria no país  e dará condições de vida um pouco melhores para as pessoas.Mas o Bolsa Família tem um grave problema, um não, vários. Essa ajuda do governo  não passa simplesmente de uma política de pão e circo pois causa uma súbita dependência de quem a recebe, já quesobrevivendo nas barbas do Estado, contentara-se e não irá de forma alguma procurar emprego.Além disso o programa combate somente os efeitos da pobreza e não as suas causas propriamente ditas.

OBolsa Família não beneficia o Estado e ainda por cima todo seu dinheiro utilizado provém de verbas de impostos, dinheiro que poderia ser aplicado em outros meios como a saúde e a educação porexemplo.E por fim, como sabemos que em nosso país não há fiscalização , famílias que nem sequer precisam da bolsa são beneficiadas pelo programa de forma ilegal.

A solução mais viável, talvez a maiscoerente possível seria aplicar esse dinheiro do programa em educação a membros dessas famílias para o aprendizado à alguma especialização para que pudessem conseguir emprego.Ao invés do governooferecer uma bolsa “miséria” à pessoas carentes em troca de nada e ainda por cima gerando uma dependência financeira delas por parte do governo, compensaria muito mais investir na especialização para umaempregabilidade dessas pessoas.

Vejamos bem, esses indivíduos sendo especializados e possuindo carteira de trabalho , estariam aptos a entrar no mercado de trabalho; possivelmente o menor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bolsa Familia
  • Bolsa Familia
  • Bolsa Família
  • Bolsa Familia
  • Bolsa Familia
  • bolsa familia
  • Bolsa familia
  • Bolsa familia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!