bolo PENAIC

324 palavras 2 páginas
BOLO DE PNAIC
Ingredientes:
1 Kg de proposta inclusiva;
250 g de currículo na alfabetização;
250 g de planejamento escolar;
250 g de sistema de escrita alfabética;
1 copo de ludicidade;
1 pitada de diferentes textos;
3 colheres de projetos didáticos e sequências didáticas;
400 ml de diferentes recursos, direitos iguais;
1 xícara de organização do trabalho docente;
I prato bem cheio de formação continuada do professor alfabetizador.

Modo de preparo:
Pegue a proposta inclusiva, o currículo na alfabetização, o planejamento escolar e o sistema de escrita alfabética misturando bem até chegar a uma massa heterogênea. Acrescente com diferentes abordagens teóricas a ludicidade juntamente com os diferentes textos. Vá colocando lentamente os projetos didáticos e as sequências didáticas para não desandar a massa da educação. Mexendo sem parar, acrescente diferentes recursos e direitos iguais de aprendizagem dos educandos. Por último, adicione com responsabilidade a organização do trabalho docente e a formação continuada do professor alfabetizador. Coloque para assar no coração bem quente da sociedade brasileira para que o bolo cresça e atinja todas as pessoas.

Recheio de mudanças:
Junte o salário, as dificuldades de aprendizagem, as indiferenças, a exclusão e a indisciplina e bata na reflexão da mudança. Adoce com gotinhas de PENAIC. Faça uma calda bem grossa de avaliação e superação e recheie o bolo.

Cobertura de educadores:
Pegue um professor alfabetizador, coloque nele: concepções de alfabetização na perspectiva do letramento, a temática da educação inclusiva, recursos didáticos distribuídos pelo MEC, reflexão fonológica e gráfica de palavras, práticas de leitura, produção e mediação. Cozinhe no fogo brando de situações diversificadas de ensino até ampliar sua atitude de escuta, de atenção, de entusiasmo diante do sucesso da criança e encorajamento diante da derrota. Depois é só colocar o PENAIC em prática e jogue ainda quente sobre o bolo.
Então,

Relacionados

  • artigo
    7835 palavras | 32 páginas