Bolivarismo x Monro smo

649 palavras 3 páginas
Bolivarismo x Monroísmo

Assim que os países latino-americanos conquistaram a Independência, as idéias sobre o Pan-Americanismo não parecia mais algo tão impossível, observava-se a grande necessidade da America se proteger e não se tornar mais alvo das ambições européias e caminharem o que deixaria os países americanos livres pra caminha com as próprias pernas.
Segundo Aquino, para preservar a independência da América era necessário um movimento de solidariedade continental, para manter a paz e estimular o um relacionamento entre os países americanos. Desse Projeto de solidariedade, surgiram duas distintas visões do Pan-americanismo, o Bolivarismo e o Monroísmo.

“ O bolivarismo representa a visão pan-americana concebida por Simon Bolívar [...]”(AQUINO, p.231). Bolívar pregava a união da América em um só estado, idéia esta, exposta na Carta de Jamaica, é mais tarde no Manifesto de Cartagena (1812), aonde ele convida os países americanos a se unirem em um único corpo político.
Com a idéia de criar um único corpo político, Simon criou a Grã - Colômbia em 1819, composta por: Venezuela, Equador e Colômbia, que não durou muito e se desfez em 1830, após a morte de Simon Bolívar.
Mas apesar das dificuldades, Bolívar, não desistiu de lutar por uma America unida, e em 1826 se reuniu aos países americanos no Congresso do Panamá no qual o Brasil e EUA ficaram de fora, o Brasil por ser contra aos regimes republicanos e a abolição da escravatura, e os EUA por causa de sua política de expansão territorial, ações essas que ia contra a política de solidariedade continental. Os países Americanos se reuniram mais uma vez em 1864, com o intuito de criar uma confederação fim de se defender das constantes intervenções estrangeira. A partir das idéias bolivaristas os países americanos se reuniram novamente em outros congressos, como o de Lima, Caracas, e Montevidéu, mas sem muito sucesso.

Já o Monroísmo representa a visão do Pan-Americanismo concebida pelos Estados Unidos

Relacionados