BOLICHE

Páginas: 8 (1817 palavras) Publicado: 18 de agosto de 2014
EVERTON BEZ




A PRÁTICA DO BOLICHE COMO ELEMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM


Trabalho de graduação apresentado na disciplina de Esportes Complementares do curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACVEST.

Prof. Leandro Madalosso



LAGES
2014


INTRODUÇÃO



“O jogo é um caso típico das condutas negligenciadas pela escola tradicional, dado o fato deparecerem destituídas de significado funcional. Para a pedagogia corrente, é apenas um descanso ou o desgaste de um excedente de energia. Mas esta visão simplista não explica nem a importância que as crianças atribuem aos seus jogos e muito menos a forma constante de que se revestem os jogos infantis, simbolismo ou ficção, por exemplo.”

Com o presente estudo propõe-se modificar a imagem e a prática dojogo esportivo no cotidiano escolar. È importante mostrar o quanto é possível a sua utilização compromissada com todo o contexto de conteúdos que cercam a criança desde que inicia sua caminhada na escola.

Muito tem a ganhar a Língua Portuguesa, a Matemática, os Estudos Sociais e as Ciências se a elas estiver associada a Educação Física. Com uma visão interdisciplinar, nitidamente se percebe aimportância da contribuição das atividades físicas que venham auxiliar na formação de habilidades necessárias ao desenvolvimento cognitivo. Se a criança pode desenvolver essas habilidades com prazer, por que não seguir por esse caminho, exercitando-se, ao máximo, o seu “brincar”?










O BOLICHE NO COTIDIANO ESCOLAR

Muito se fala do lúdico no cotidiano escolar da criança, em comoé importante o brincar e a brincadeira, mas por que não utilizar o jogo esportivo?

O jogo esportivo no cotidiano da escolaridade infantil não somente oferecerá momentos prazerosos à criança, como também servirá para que a relação professor x aluno torne-se amistosa, agradável, contribuindo para a formação de vínculos cada vez mais fortes, tornando-se um poderoso aliado no processo deaprendizagem da criança ao longo de sua escolaridade.

O jogo esportivo contribui para o desenvolvimento de aspectos importantes pertinentes ao universo de conteúdos com que a criança lida no seu contexto escolar e deve ser encarado como um instrumento pedagógico, um objeto de trabalho, como um elemento facilitador da aprendizagem. É necessário ressaltar alguns desses aspectos:

A importância darepetição que ocorre durante a atividade lúdica que não acontece somente pelo puro prazer propiciado pelo exercício, mas, acima de tudo, por uma forma agradável de assimilar o novo, pela facilidade na aquisição de um saber fazer, capaz de transformar a experiência em hábito – esse aspecto, ampliando-se, poderá ser de muita valia nas questões relacionadas à alfabetização, por exemplo – quando a criança aolidar repetidas vezes com as letras começa a formular hipóteses para juntá-las, descobrindo, assim, a leitura e a escrita; propiciar à criança a possibilidade de internalizar o mundo exterior, transformá-lo e externalizá-lo através de códigos, sem reproduzir necessariamente o mesmo modelo, pois quando a criança consegue sobrepor o significado à ação, ou ao objeto, estará desenvolvendo suacapacidade de abstrações, importante na formação de conceitos a respeito de qualquer conteúdo, independente das normas necessárias à prática do exercício esportivo.

A contribuição da regra para o ajustamento e na integração ao grupo, pois a regra representa uma forma regular a atividade individual em função dos parâmetros aceitos pelo grupo. Observa-se que, numa atividade de jogo, a criança não só tema oportunidade de vivenciar as regras impostas e pré-estabelecidas, mas como também pode transformá-las, recriá-las de acordo com suas necessidades e interesses além de entendê-las, pois a criança não aceita a regra simplesmente, há uma elaboração – um processo de construção em que ela participa;

Papel relevante exercido pelo prazer, porque ele é um motivo para a ação e a seriedade com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Boliche
  • boliche
  • boliche
  • boliche
  • Boliche
  • BOLICHE
  • Boliche
  • Boliche

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!