Bola suíça - beate carriére

Páginas: 15 (3614 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
Bola Suíça
São bolas de diversos diâmetros e diversas cores, que já vem sendo usadas na fisioterapia no tratamento neuroevolutivo há cerca de 40 anos. Sendo úteis no tratamento de pacientes em todas as áreas da fisioterapia, inclusive distúrbios ginecológicos. Podem ser aplicadas na clínica ambulatorial, tanto em situações de tratamento agudo como nas unidades de terapia intensiva.
A Bola suíçapode ser utilizada na avaliação das deficiências de força, mobilidade, equilíbrio, coordenação e também na terapia manual. O terapeuta utiliza a bola para lidar com o peso do paciente, ajudá-lo nos exercícios ativos, avaliar e treinar seu equilíbrio e estimular o sistema sensório-motor.
Usando a bola suíça para os exercícios, os sistemas no cérebro podem ser ativados, assim como o favorecimentodo controle motor; facilitando os exercícios e motivando os pacientes.
Para ser capaz de ensinar movimentos, os terapeutas devem compreender como os seres humanos adquirem novas habilidades motoras, o que é definido como uma tarefa que requer movimentos voluntários para alcançar a meta. É importantíssimo os terapeutas saberem como os seres humanos aprendem melhor.
O terapeuta precisacompreender a diferença entre aprendizado declarativo e de procedimento. O aprendizado declarativo trata com fatos e eventos – “saber que”- enquanto que o aprendizado de procedimento envolve “saber como”. A solução de problemas envolve tanto o aprendizado declarativo quanto o de procedimento. Os terapeutas podem favorecer o aprendizado de procedimento incluindo muitas repetições, o que leva à aquisição dehabilidade, especialmente quando a mesma tarefa é variada em sua execução. O aprendizado declarativo é obtido quando o paciente participa ativamente no aspecto e na solução do problema.
Existem vários estágios de aprendizagem em uma nova tarefa. Fitts e Posner (1967) descrevem três estágios de aprendizado – o cognitivo, o associativo e o autônomo:
* No estágio cognitivo são feitos muitoserros e, geralmente, o aprendiz requer ajuda externa para corrigir uma atividade que está sendo feita incorretamente.
* No estágio associativo, o desempenho varia. A pessoa comete menos erros e é capaz da autocorreção de alguns, sabendo identificar o que está errando.
* O estágio autônomo é alcançado quando a tarefa se torna rotina. A pessoa pode corrigir automaticamente os erros sem mesmopensar no que está fazendo.
Para os terapeutas, é muito importante compreender como ajudar os pacientes a adquirir novas habilidades e reaprender as velhas. Receber de forças externas pouco conhecimento do resultado favorece o aprendizado de habilidades motoras porque a pessoa, desse modo, passa a se autocorrigir.
A Bola suíça é um instrumento útil, pois supre um elo motivacional e pode ser usadatanto pelo paciente quanto pelo terapeuta para a solução dos problemas. A bola possibilita ao terapeuta dividir tarefa, e permite que a o paciente pratique o que ele é capaz. Assim, o paciente atingirá sua meta pela compreensão de que certos exercícios precisam ser feitos visando o alcance da meta funcional estabelecida pelo paciente e pelo terapeuta.
Para se trabalhar com a bola suíça teve selevar em conta, algumas considerações práticas, como: proporcionar um ambiente seguro para o tratamento do paciente, escolher o tamanho da bola apropriado para o paciente ao selecionar um exercício, compreender as precauções e contra indicações ao planejar os exercícios.
O local mais seguro para se utilizar a bola suíça é sobre um solo firme e antideslizante. Para evitar a ativação de gruposmusculares indevidos, programação incorreta do exercício e também o escorregamento do paciente e da bola, inibindo reações de equilíbrio corretas. As bolas devem ser limpas com água e detergente bactericida, devem ser bem enxaguadas e secas com toalha.
Ao usar a bolas suíça a segurança do paciente dever ser a preocupação primária do terapeuta durante todo o tempo. A melhor precaução para a segurança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A bola suiça
  • BOLA SUÍÇA
  • Orientação postural com bola suiça
  • Exercicios com a bola suiça
  • Estudo comparativo entre o isostretching e da bola suíça na lombalgia de motoristas de ônibus
  • Tratamento de vestibulopatias através do uso da bola suíça: fundamentos e perspectivas
  • suiça
  • Suiça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!