Bois

Páginas: 13 (3182 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014


Capítulo 01
Nos meados da década de 1900, surge a Sociedade Anonyma Fábrica Brazileira de Alpargatas e Calçados, através do escocês Robert Fraser, que se juntou a um grupo Inglês, posteriormente passando à se chamar São Paulo Alpargatas Company S.A.
O grupo começou a se destacar na produção das Alpargatas Roda e do encerado Locomotiva, em uma fábrica localizada em São Paulo, maisprecisamente no bairro da Mooca. A popularidade e fácil acesso ao tipo de calçado fazem a produção aumentar muito na lavoura, onde o item descrito era muito bem aceito. Com o pós-guerra, a dificuldade por acesso à matéria prima e também como surto de gripe espanhola prejudicam a continuidade da produção.

Alpargatas RodaEncerado Locomotiva

Ao final dos anos 1920, as ações do grupo já estavam abaladas, devido à quebra da Bolsa de Valores e chega ao fim a produção do calçado mais acessível e popular do mercado Brasileiro.
Com o passar do tempo e a superação e retomada do mercado, a Alpargatas Roda volta à ser fabricada e também um novo calçado de couro. Durante a revolução de 1932, aempresa é chamada a produzir outros artefatos, como facas, mochilas e fardas.
Nos anos 1940, após a nova denominação da empresa, a São Paulo Alpargatas S.A, passa a valorizar mais seus funcionários, concedendo direitos que muito posteriormente foram sancionados em lei e também passa a fabricar sua primeira calça jeans, à partir do lançamento do Brim Coringa, chamada calça Rodeio.
Em 1950, como lançamento do tênis Conga e de outro modelo para jogadores de basquete, o Bamba Basquete, o grupo se destaca no ramo dos calçados nacionais.

Alpargatas Roda
Finalmente, chegamos ao ano de 1962, após o lançamento da famosa Bota Sete Léguas, temos o início da produção das “Sandálias Havaianas”, nossa marca escolhida.
A sandália foi inspirada em um típico calçado utilizado pelosagricultores japonês, a Zori, como era conhecida. Feita de palha de arroz, a sandália de dedo se transformou nas Havaianas, com um grande diferencial, pois era feita de borracha. Por ser de um produto nacional e com ótimas características, a sandália era durável e muito confortável e como principal lembrança de sua origem, o solado traz uma textura que representa os grãos de arroz, além de outros detalhesque à tornaram inconfundíveis, como a sola bicolor azul e branca, combinando com as tiras em azul, modelo pioneiro e que segue em produção até os dias atuais.

Calçado Zori 1º modelo – Havaianas

Novas cores – Havaianas
Esse modelo ficou conhecido como o calçado do povo, já que tinha robustez e preço muito acessível,ganhando rapidamente os lares dos brasileiros trabalhadores.
A origem do nome é proveniente do Havaí, local conhecido por suas belas paisagens, inspiradas no sol e mar, onde os americanos ricos e bem sucedidos passavam suas férias e principalmente por ter um clima tropical e quente, como o nosso do Brasil.
No ano seguinte, com o rápido crescimento no mercado, a empresa já conseguia produzirmais de mil pares por dia e proveniente do sucesso, começaram as falsificações, onde a partir disso, surge o slogan “legítimas, só as Havaianas”, criado pela agência JW Thompson. As cópias eram de qualidade tão inferior e eram conhecidas como “cópias fajutas”.

Propaganda – Havaianas, as legítimas.

Em 1964, dois anos após o lançamento, o grupo decide solicitar a patente do produto com o título“Novo modelo de palmilha com forquilha”. Já em linha de produção extensa, as sandálias que até então só eram produzidas na cor azul, conquistaram sem querer um público ainda maior, já que um defeito causou a produção do modelo na cor verde, o que foi um sucesso. Começava então a disparada de consumo do “tal chinelo” popular, onde novas cores foram testadas e novamente, foi um sucesso, como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bois ou levitas
  • boil over
  • Nome Aos Bois
  • boil over
  • SOBRE BOIS E MARRECOS
  • Conversa de bois: uma epopéia sertanejo-moderna
  • analise nenhum nenhuma, e conversa de bois
  • dando nomes aos bois pdf 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!