Boetie Etiene Discurso da Servid o

618 palavras 3 páginas
Aristóteles: uns nasceram para mandar, outros nasceram para ser mandados
Seria dificil, talvez quase impossível se chegar a um ponto que não houvesse tal hierarquia, pois afinal, existem homens que não possuem a capacidade de ter seu próprio domínio, assim sendo, são dominados, e outros tais sendo dominadores.
Em base, é dito por Boetie que existem os governos tiranos, monarca e republicano, porém todo aquele que for um monarca, tirano, deve ter por consideração seus súditos, não os escravizando e sendo um mal governante, um rei deve zelar pela vida de seus súditos, pela integridade e segurança.
Assim como os animais, desejam e preservam sua liberdade, buscam sempre a liberdade, e sabem usufruir dela, uma exemplo para os seres humanos, que desejam a liberdade, mas não a valorizam, deixando com que os aprisionem, pela alienação e pela luxúria.
Outra parte a enfatizar, Boetie fala da servidão dos animais, como eles tem sua liberdade, e zelam por ela, uma vez a tendo em risco, por deparar-se com as dificuldades contra sua liberdade,lutam usando de todas as suas forças, não havendo saídas, usam meios para negociar a sua liberdade, como os elefantes, tendo de que não há mais forças para lutar, quebram seus dentes de marfim, para que o apanhem e os deixe ir livremente, pois seus dentes é seu maior bem valioso.
Algo de extrema relevância, é como um rei tem autoridade sobre seus súditos, mas de certo modo, sendo ele bom ou ruim em seu governo, ele pode ser encarado não como covarde, pois poderá um homem ter domínio por uma grande nação ? Não há homens suficientes para afrontá-lo ? Obviamente que não há homem se quer que exista na terra capaz de ter este domínio sobre uma imensa população, seja capaz de dominar com retidão, ou sendo mau com seus súditos, a escravizão de muitos por não terem forças para se livrar desse algoz de um rei tirano é indiscutível, porém diga se os preguiçosos, que apenas olham para a dificuldade e temem somente a

Relacionados