Boca

Páginas: 4 (804 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
BOCA, de fato a boca é simplesmente uma cavidade, a cavidade oral, abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo. Externamente é delimitada pelos lábios e bochechas, superiormente pelopalato e inferiormente pelo assoalho da boca. Na parte posterior , ela se comunica com a faringe. A função da boca no sistema digestório é bem maior do que “ingerir o alimento”. Ao contrário do que muitospensam, a digestão de alguns alimentos já começa na boca, mais precisamente aqueles alimento formados por amido (pão, macarrão..).

É constituída pelos dentes e pela língua, que misturam etransformam os alimentos em bolo alimentar, ao envolvê-los em saliva.
DENTES são estruturas duras calcificadas presas ao maxilar superior e mandíbula cuja atividade principal é a mastigação. Os dentesajudam a fazer uma transformação física no alimento, “empacotando-o” para que assim possa chegar ao estômago com mais facilidade, já que precisa passar em um tubo estreito. Conforme a sua função cadadente tem uma forma diferente. Estão implicados, de forma direta, na articulação das linguagens. Os nervos sensitivos e os vasos sanguíneos do centro de qualquer dente estão protegidos por variascamadas de tecido. A mais externa, o esmalte, é a substancia mais dura.
LÍNGUA
Órgão muscular relacionado ao sentido do paladar que fica localizado na parte ventral da boca, auxiliar da mastigação edeglutição(processo que conduz alimentos,salivas) dos alimentos, participa na formação dos fonemas da fala e é o único músculo Voluntário(espontaneo)do corpo humano que não fadiga(cansa). Movimenta oalimento empurrando o em direção a garganta para que seja engolido. Na superfície da língua existem dezenas de papila(pequena saliência cônica) gustativas, cuja células sensoriais percebem os quatrosabores primários ..Amargo(A), Azedo ou ácido (B), salgado(C ) e doce (D). De sua combinação resultam centenas de sabores distintos(diferentes). A distribuição dos quatro tipos de receptores gustativos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • boca
  • Boca
  • marketing boca a boca
  • Do boca a boca ao tela a tela
  • Marketing boca a boca
  • A BOCA QUE TE BEIJA É A BOCA QUE TE ESCARRA
  • Comunicação boca a boca
  • Marketing boca a boca

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!