bobs

Páginas: 9 (2226 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2014
BOB'S







Para muitos brasileiros seus sanduíches têm sabor inigualável. O Big Bob com o tradicional molho tártaro continua imbatível no gosto dos consumidores. O milk-shake de Ovomaltine e seu misto-quente são insuperáveis. Pioneiro no segmento de alimentação rápida no país, o BOB’S representa um verdadeiro ícone de consumo para toda uma legião de brasileiros que cresceu degustandoseus lanches e bebidas, reconhecidos por sua excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Por tudo isso há mais de 60 anos o BOB’S faz parte da vida de milhões de fãs criando lanches e sobremesas tão gostosos que ninguém consegue resistir.




A história

A primeira rede brasileira com o conceito de alimentação rápida (em inglês, fast-food) surgiu em 1952 pelas mãos doamericano Robert Falkenburg, um habilidoso tenista nova-iorquino campeão do tradicional torneio de Wimbledon em 1948 e 1949. Esse conceito ainda nem existia no país quando o jovem tenista, então com 24 anos, vislumbrou a possibilidade de fazer sucesso na cidade do Rio de Janeiro. Na verdade tudo começou em 1951 quando Bob, como era carinhosamente chamado pelos amigos, abriu a Falkenburg Sorvetes Ltda.,que vendia exclusivamente sorvete de baunilha, com máquinas e receitas trazidas dos Estados Unidos. O negócio foi criado basicamente para receber seus amigos americanos que o visitavam com frequência no Brasil.





Incentivado por esses amigos, ele transformou a sorveteria, em 1952, na primeira loja BOB’S, localizada na Rua Domingos Ferreira, em plena Copacabana, introduzindo ao brasileiroo hot-dog (cachorro quente), o hambúrguer, o sundae e o inigualável milk-shake, cuja versão de Ovomaltine seria introduzida no cardápio da rede em 1959 e rapidamente se transformaria em um dos produtos ícones da marca. Com suas ideias revolucionárias, as quais ele integrou o sabor do tempero brasileiro, não demorou muito para o novo negócio fazer sucesso. Já em 1956 uma segunda loja foiinaugurada em Ipanema. No final desta década, o BOB’S já fazia parte da crônica social do Rio de Janeiro e do Brasil, frequentado por pessoas jovens e até celebridades como os cantores Tim Maia e Lulu Santos e o compositor Villa-Lobos, que todas as tardes se encontrava com o músico de jazz americano Booker Pittman para saborear o sorvete de baunilha com calda quente de chocolate em uma loja do BOB’S. Aexpansão da rede era inevitável. Inicialmente a estratégia foi conquistar outros bairros do Rio de Janeiro. Em 1974 o fundador vendeu a controle da empresa, então com 13 restaurantes em funcionamento, para a americana Libby que seria incorporada pela Nestlé poucos anos depois.





Somente em 1978 a rede inaugurou sua primeira loja na cidade de São Paulo. O grande sucesso do negócio levou aempresa a inaugurar seu sistema de franquias em 1983 com a inauguração de uma loja na cidade de Vitória no estado do Espírito Santo. Era o início de uma tímida expansão pelo país afora. No início dos anos de 1990 o BOB’S apostou na diversificação de seu público alvo com o lançamento de uma linha infantil de lanches e do tradicional combo (hambúrguer, batata-frita e refrigerante). Apesar docrescimento em alta e da popularidade, a rede enfrentou uma forte crise financeira neste período. Comprada do grupo holandês Vendex, em 1996, pela Brazil Fast Food Corporation, que reunia um grupo de investidores brasileiros, a rede tinha um futuro incerto. Suas dívidas com fornecedores não paravam de crescer, a fábrica de produtos tinha custos exagerados e os consumidores, seduzidos pelo McDonald’s,haviam sumido do mapa. As lojas, de repente, pareciam grandes demais para a demanda. A rede estacionou em 78 unidades, das quais apenas 15 eram franqueadas, e o faturamento, em R$ 85 milhões por ano. Suas lojas se restringiam a 17 cidades do país, a maioria delas no estado do Rio de Janeiro.





A nova direção transformou o BOB’S em uma sociedade de capital aberto com ações oferecidas na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bobs
  • Bobs
  • bobs
  • Bob Marley
  • Bob marley
  • Bob Marley
  • bob esponja
  • bob fedorento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!