Bobbio

Páginas: 15 (3584 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
TEORIA DO ESTADO – ESTUDO DIRIGIDO

1. Explique a crise do feudalismo e o processo de formação do Estado Moderno na Europa e na América.

A partir do século XII, ocorreram várias transformações na Europa que contribuíram para a crise do sistema feudal: 
* O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas que proporcionaram a volta do contato da Europa Ocidental como Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal; 
* O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades, que desarticulou o sistema de trocas de mercadorias, realizados através do escambo; 
* Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando a saída dos servos dos feudos em direção às cidades. Muitos servos passaram a comprar sua liberdade ou fugir, atraídos por oportunidadesde trabalho nesses centros urbanos; 
* O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuía alto poder econômico. Esta classe social foi, aos poucos, tirando o poder dos senhores feudais.
No final do século XV, o feudalismo encontrava-se desarticulado e enfraquecido. Os senhores feudais perderam poder econômico e político Começavam a surgir as bases para osistema capitalista. A crise do feudalismo e o desenvolvimento da economia favoreceram a formação das monarquias nacionais, pois enfraqueceram os senhores feudais, diminuindo o poder político local da nobreza e, dessa forma, abrindo espaço para a ação política dos reis. Os reis, apoiados pelos burgueses, tornaram-se articuladores da aristocracia e criaram os primeiros Estados Nacionais ou EstadosModernos. Com as contribuições da burguesia, equiparam seus exércitos e ampliaram sua autoridade por um vasto território. Os burgueses tiveram suas atividades comerciais favorecidas ao apoiarem o rei, pois se beneficiaram da centralização administrativa, da garantia de continuidade devido à existência da hereditariedade do poder real, da unificação de leis e impostos, além de contarem com o apoio doEstado para seus empreendimentos mais ambiciosos, como a expansão marítima europeia.
O ano de 1492 marca o processo de formação dos dois primeiros Estados Modernos: Portugal e Espanha. Esse ano é considerado emblemático e simbólico, pois ocorre tanto a invasão das Américas, com a chegada de Cristovão Colombo ao novo continente e a expulsão dos muçulmanos da Península Ibérica, processos de dominaçãoque se caracterizam pela violência, aculturação e padronização, eliminando múltiplas identidades em torno da construção de uma identidade nacional uniformizadora.
A formação do Estado Moderno na América Latina foi um processo marcado pela lutas contra a colonização europeia, durante o século XIX. As lutas pela independência foram lideradas pela elite econômica local, os criollos, e foi essacamada minoritária da sociedade que empreendeu a construção do Estado Moderno latino-americano, excluindo índios e africanos imigrantes da ideia de nacionalidade, seguindo os moldes do Estado Moderno europeu.

2. Conceitue: Estado moderno - Estado absolutista - Estado nacional - Estado Constitucional - Estado Liberal - Soberania externa e interna - povo nacional.

Estado Moderno: Forma deorganização do poder historicamente determinada, que se caracteriza pela progressiva centralização e hierarquização do poder, e se funda na afirmação do princípio da territorialidade, da obrigação política e sobre a progressiva monopolização do uso da força pelo Estado.
Estado Absolutista: Forma de governo em que o detentor do poder exerce esse poder sem dependência ou controle de outros poderes,superiores ou inferiores. Não há separação de poderes nesse tipo de Estado.
Estado Nacional: governo centralizado e soberano sobre uma nação, ou seja, um povo com cultura comum, que habita um determinado território (país), promovendo a unificação de todo o povo em torno de uma identidade nacional. Como na Modernidade o poder exercido pelo rei se confundia com o Estado, pode-se denominar o Estado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bobbio
  • Bobbio
  • Bobbio
  • BOBBIO
  • bobbio
  • Bobbio
  • Bobbio
  • Bobbio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!