Boas praticas de fabricação

Páginas: 10 (2381 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
CETAM
CENTRO DE TECNOLOGIA DO AMAZONAS




Disciplina: Higiene e Vigilância sanitária
BOAS PRATICAS DE FABRICAÇÃO


COMPONENTE


Edielson Rodrigues da Silva




Japurá-AM
Abril de 2013





INTRODUÇÃO



Este trabalho foi elaborado com o intuito de informar de maneira simples e objetiva, sobre as diversas maneiras de exercício das boas práticas defabricação. Seus objetivos, onde se aplicam responsáveis técnicos, controle de saúde dos funcionários, controle de água para consumo, controle da matéria prima, procedimentos adotados em relação aos visitantes, controle integrado de pragas, todos os questionamentos sobre higiene em geral. Para o nosso maior entendimento e compreensão sobre as boas praticas de fabricação.OBJETIVO
O principal objetivo do programa é garantir a integridade do alimento e a saúde do consumidor. Estabelecendo instruções seqüenciais para a realização de operações do dia-dia ou especificações na manipulação dos alimentos. O higienizado manualmente, onde o produto é veiculado a espuma, que através da sua lavagem, remove as sujidades presentes na superfície dos alimentos, e semprevisando ao consumidor um produto de boa qualidade.
ONDE SE APLICA BPF.
E avaliação de cada produto e estabelecer o trabalho a ser desenvolvido, cronograma de trabalho, necessidade de pessoal, investimentos, local de treinamento. Determinar o responsável e coordenador de cada planta, líder e provavelmente o facilitador e digitador das instruções operacional padrão de boas práticas defabricação.
Para tanto é necessário um pré-estudo, que gerará um planejamento e um programa para aplicação de BPF, com cronograma de cada fase das tarefas e ações determinando as matrizes de responsabilidade desde diretores ou gestores de cada empresa – fábrica de laticínios, supervisores de processos, seção ou setores, garantindo desta forma.
As Boas Práticas de Fabricação envolvemrequisitos que vão desde projeto e instalações do prédio, passando por rigorosas regras de higiene pessoal e de limpeza e sanificação de ambiente e equipamentos, controle integrado de pragas até a completa descrição dos procedimentos envolvidos no processamento do produto.

RESPONSÁVEL TECNICO
O técnico e responsável por observar e fiscalizar todos os procedimentos, para que não ocorra nenhumproblema que possa danificar os produtos da empresa, e manter-se atualizado no manual de boas práticas de fabricação. Alem de fiscalizar as melhoras na qualidade do serviço.



CONTROLE DE SAUDE DOS FUNCIONÁRIOS
Os funcionários técnicos são responsáveis para que os estabelecimentos tenham sempre produtos de alta qualidade.
Devendo adotar alguns procedimentos um uniforme bem limpo e usarapenas na área de trabalho.
.Cabelos limpos
.Não usar jóias e nem maquiagem
CONTROLE DE AGUA PARA CONSUMO
O abastecimento de água pode ser de rede publica ou rede de abastecimento da própria indústria, fonte de água da própria indústria pode ser de manancial subterrâneo ou de superfície.
Os procedimentos de verificação basicamente devem se compreende
Controle diário fundamento damensuração do cloro livre e do ph nos pontos previamente definidos e mapeados pela indústria. Durante dia dependendo do sistema de inspeção a que o estabelecimento esta submetido, deve se analisa 10 % dos pontos definidos do programa da empresa, preferencialmente em horário e pontos alternados. a empresa devera mensurar 100% dos pontos definidos no programa que serão cotejados com a amostra realizadapela inspeção federal .
Controle periódico esse controle e mais completo, visa identificar e virtuais folhas no sistema de abastecimento de água. O monitoramente da qualidade da água deve se ajusta em função da fonte contaminação


Rede publica: em tese ,quando a água de abastecimento e oriunda da rede publica a atenção deve volta se apenas para o sistema de armazenamento e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Boas práticas de fabricação
  • Boas praticas de fabricação
  • BOAS PRATICAS DE FABRICAÇÃO
  • Cartilha boas práticas de fabricação
  • Boas práticas de fabricação
  • manual de boas praticas de fabricação
  • Bpf
  • Boas praticas de fabricação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!