Boas práticas no laboratório

Páginas: 21 (5207 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Boas Práticas de Laboratório refere-se ao sistema da qualidade que diz respeito à organização e às condições sob as quais estudos em laboratórios e campos são planejados, realizados, monitorados, registrados, relatados e arquivados. Constitui um conjunto de princípios que asseguram a confiabilidade dos laudos emitidos por um dado laboratório e é aplicado em estudos que dizem respeito ao usoseguro de produtos relacionados à saúde humana, vegetal, animal e ao MEIO AMBIENTE.

Tem como objetivo garantir a qualidade, reprodutividade e a integridade de dados gerais para fins regulamentares, a fim de trazer o reconhecimento em nível nacional e internacional sem que seja necessária a reprodução de estudos. Quando se utilizam BPL, os procedimentos podem ser credenciados e, desta forma, osresultados terão alta credibilidade.
O reconhecimento de estudos BPL realizados no país é assegurado pela implantação do programa nacional de MONITORAMENTO de estudos que visa o reconhecimento de Instalações de Teste segundo os Princípios das BPL. Os requisitos estãoi inicialmente definidos pelo pela OECD, e no Brasil conforme as NIT-Dicla 34 a 41/INMETRO

.
1. OBJETIVOS DO MANUAL DE SEGURANÇAE BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO

1. Fornecer um guia geral e regras básicas consideradas mínimas para o funcionamento seguro dos laboratórios de aulas práticas.

2. Proteger os técnicos, alunos e professores de riscos e acidentes de laboratório.

3. Definir quem é o Líder e o pessoal técnico (atribuições).

4. Definir as responsabilidades do Líder e do pessoal técnico para ofuncionamento seguro dos laboratórios de aulas práticas.

5. Fornecer um padrão de boas práticas de segurança dos laboratórios.

2. RESPONSABILIDADES DO LÍDER DOS LABORATÓRIOS DA ÁREA DE SAÚDE

1. Supervisionar os laboratórios da área da Saúde.

2. Assegurar que os regulamentos e normas dos laboratórios da área da Saúde estejam sendo cumpridos.

3. Coordenar e organizaros calendários das aulas práticas semestrais de cada laboratório, assegurando que haja um atendimento eficiente aos professores e alunos.

4. Autorizar o uso do laboratório tanto no caso das atividades de estudo e ensino como no caso de utilização para outros fins (pesquisas próprias, desenvolvimento de estudos não relacionados com as aulas práticas, etc.).

5. Supervisionar os horáriosde trabalho dos funcionários dos laboratórios.

6. Cuidar da estrutura geral dos laboratórios: funcionários, equipamentos, materiais, reagentes, almoxarifado e instalações. Assegurar o funcionamento de cada um desses itens.

7. Solicitar, junto à diretoria de campus, a aprovação da compra de aparelhos, materiais e reagentes necessários ao andamento das aulas práticas.

8. Aprovara utilização e ou retirada de equipamentos e materiais de qualquer tipo dos laboratórios das áreas da Saúde ou eventos do setor, informando ao departamento de patrimônio e segurança o destino e data de retorno dos equipamentos e materiais.

9. Supervisionar o almoxarifado.

10. Supervisionar o biotério. Cuidar de toda a infra-estrutura, instalações, funcionários.

11. Assegurarque o biotério atenda as exigências das disciplinas que utilizam animais em suas aulas práticas.

12. Responder pela segurança e bom funcionamento dos laboratórios.

13. Realizar inspeções de manutenção regular tanto das instalações quanto dos equipamentos de segurança dos laboratórios e fazer relatórios dessas inspeções, sendo arquivados para posterior verificação.

14.Treinamento do pessoal técnico do laboratório principalmente no que diz respeito a novos funcionários.

15. Providenciar um treinamento apropriado de segurança aos novos funcionários que forem admitidos para trabalhar nos laboratórios.

16. Assegurar-se que todo o pessoal técnico tenha recebido o treinamento em segurança de laboratório.

17. Assegurar-se de que o pessoal técnico esteja...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • boas praticas de laboratorio
  • Boas Praticas de Laboratorio
  • Boas Praticas de Laboratório
  • Boas práticas de laboratório
  • Manual de boas práticas de laboratório
  • Manual de boas praticas de laboratorios
  • Boas Praticas de Laboratorios
  • Boas praticas de fabricação e laboratorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!