Boas práticas de dispensação para drogaria

Páginas: 15 (3605 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2014
DROGARIA PATMOS
Rua Padre Rolim , 1559
São Cristóvão- Ouro Preto/MG
Fone : (31)3552-0170
C.N.P.J: 15.534.014/0001-62


BOAS PRÁTICAS DE DISPENSAÇÃO
PARA FARMÁCIAS E DROGARIAS

IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO
Francisca de Jesus Galindo, nome fantasia Drogaria PATMOS, instalada no estado de Minas Gerais, na cidade de Ouro Preto, Rua Padre Rolim, número 1559.

RESPONSÁVEL TÉCNICOAna Alice Leocádio
CRFMG:8115

DEFINIÇÕES
Dispensação - ato de fornecimento e orientação ao consumidor de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos a título remunerado ou não.
Especialidade Farmacêutica - produto oriundo da indústria farmacêutica com registro no Ministério da Saúde e disponível no mercado.
Drogaria - estabelecimento de dispensação e comércio de drogas,medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.
Responsável Técnico - profissional habilitado inscrito no Conselho Regional de Farmácia, na forma da lei.
Sanitização - conjunto de procedimentos que visam a manutenção das condições de higiene.
Produto - substância ou mistura de substâncias naturais (minerais, animais e vegetais) ou de síntese usada comfinalidades terapêuticas, profiláticas ou de diagnóstico.
Medicamento - produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
Armazenamento/Estocagem - procedimento que possibilita o estoque ordenado e racional de várias categorias de materiais e produtos.
Registro do produto - ato privativo do órgão competente doMinistério da Saúde destinado a comprovar o direito de fabricação do produto, submetido ao regime de vigilância sanitária.
Número de lote - designação impressa na etiqueta de um medicamento e de produtos submetidos ao regime de vigilância sanitária, que permita identificar o lote ou partida a que pertença.
Produto descartável - qualquer produto de uso único.
Prazo validade do produto - data limitepara utilização de um produto.
Produtos sujeitos a controle especial - medicamentos que contenham substâncias constantes das listas anexas à Portaria nº 344, de 12/05/98 e suas atualizações.
Notificação de Receita - documento padronizado destinado à notificação da prescrição de medicamentos sujeitos a controle especial.
Receita - prescrição escrita de medicamento, contendo orientação de usopara o paciente, efetuada por profissional legalmente habilitado.
Perfuro cortante - instrumento que perfura e corta ao mesmo tempo.
Antissepsia - emprego de substância capaz de impedir a ação dos microorganismos pela inativação ou destruição.
Correlato - substância, produto, aparelho, cujo uso ou aplicação esteja ligada à defesa e proteção da saúde individual ou coletiva.

OBJETIVO DOMANUAL
Manual de Boas Práticas de Dispensação para atender os requisitos da Resolução nº 328/99 da ANVISA e Resolução nº 357/01 do CFF, que dispõe sobre a prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias.
Normatizar o funcionamento da Empresa de forma a manter regras de Boas Práticas de Aquisição, Armazenamento, Conservação e Dispensação dos produtos por nós comercializados eserviços prestados por este estabelecimento. Normas elaboradas de acordo com nossas rotinas e para que o trabalho seja feito de uma maneira uniforme por todos.

REFERÊNCIAS
Para a elaboração deste manual, seguimos orientações da Resolução 328 da ANVISA que regulamenta e implementa as Boas Práticas de Dispensação em Farmácias e Drogarias.

ESTRUTURA FÍSICA E INSTALAÇÕES
O estabelecimento possuiinfra-estrutura adequada às atividades desenvolvidas. Possui áreas separadas para dispensação, aplicação de injetáveis e escritório. Local em boas condições de higiene.
O piso, paredes e teto são de material liso, resistente, impermeável e de cor clara.
A farmácia dispõe de iluminação, ventilação natural e artificial em quantidade suficiente, não havendo incidência de luz solar sobre os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Boas práticas de dispensação para farmácias e drogarias
  • Manual de boas práticas de dispensação
  • Manualde boas praticas de dispensação
  • manual de boas praticas de dispensação
  • manual de boas praticas para drogaria
  • Manual de boas praticas drogaria
  • Manual de boas práticas de dispensação
  • Boas praticas farmaceuticas em drogarias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!