Boaentura de Sousa Santos

1402 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
ACADÊMICA: LUCIANE GOULART MEURER
DISCILINA: DIREITOS HUMANOS
PROFESSOR: JACKSON DA SILVA LEAL
QUESTÕES ACERCA DO VÍDEO DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS –DIREITOS HUMANOS OU DEMOCRATIZAR A DEMOCRACIA?

Sobre o que trata a aula de Boaventura?

Um dos assuntos centrais da aula ministrada por Boaventura questiona se pode haver consenso entre democracia e direitos humanos, se ambos decorrem de vitória ou derrota histórica.
Boaventura comenta que durante muitos anos os países lutaram pela democracia e questiona porque somos todos democratas, se é porque estamos todos de acordo com os direitos humanos? Quem ousaria dizer que é contra os direitos humanos? São apresentados diferentes consensos.
Seus conceitos foram construídos na 2ª guerra mundial e de maneira muito rápida. Quanto aos movimentos dos anos 50 nenhum utilizou os direitos humanos.
Questiona, ainda, o autor, como é possível movimentos com tanta força e tanto impacto mundial serem conduzidos sem utilizar os direitos humanos. Estamos falando das lutas.
A democracia não é um bem ou valor. Para ser democrático tem que cumprir certas condições, não é qualquer um que pode ser democrático.
Os países que não são democráticos não são porque são mal, mas porque não tem condições de ser. Grande parte dos países são subdesenvolvidos e uma pequena parcela é desenvolvida. A que democracia é um privilegio de poucos.
Afirma Boaventura que não temos direitos humanos, ele vem de outros países.
Aponta o autor a teoria sobre as condições para ser prático e programar a democracia, sendo, curiosamente a 1ª coisa que se diz é que precisa de uma reforma agrária, pois cria condições para a agricultura e cria uma massa de indivíduos que vem para a cidade porque tem industrialização.
Boaventura ressalta que uma democracia só aguenta se houver forte classe media. A classe media está entre os muito pobres ou muito ricos. São elas que aguentam a estabilidade pratica. A

Relacionados