BO_Maio_Turismo_Cafeteria_

1925 palavras 8 páginas
TURISMO

BOLETIM

”As cafeterias são os negócios mais charmosos e tradicionais do segmento de alimentação. É um tipo de negócio que está relacionado a uma satisfação pessoal que vai além da gastronomia pura. Servir café é oferecer momentos especiais, e isso exige um conjunto de cuidados que o empreendedor deve levar em consideração.”
(SEBRAE 2014)

MERCADO DE CAFETERIA
Segundo o site da Rota do Café, a chegada do café no Brasil aconteceu em 1727, quando o Sargento-Mor Francisco de
Mello Palheta trouxe uma pequena muda da planta em sua bagagem, vindo da Guiana Francesa. Com condições climáticas favoráveis, o cultivo iniciou-se no Maranhão, mas se espalhou rapidamente por todo o país e, na época, o café já tinha grande valor comercial. A partir de 1850, cultivado em
Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Paraná, o café já era a base da economia e contribuiu enormemente com o enriquecimento do Brasil.

Empreendedor, esse Boletim tem por objetivo apresentar o crescimento das cafeterias em todo o país, a busca do consumidor por produtos gourmets e diferenciados, assim como dicas para que as cafeterias estejam preparadas para a demanda crescente após o Mundial.

Panorama atual do segmento
Atualmente, com o grande consumo de café, o país apresenta um mercado propício para as cafeterias. Segundo publicado no portal da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o brasileiro está buscando cafés de melhor qualidade e o consumo fora do lar está aumentando. Assim, a busca por cafés gourmet também está em alta, em decorrência do maior poder aquisitivo e maior conhecimento vivenciado pelos brasileiros durante as viagens.
Por todo esse histórico apresentado, o Brasil tornou-se um referencial mundial em produção de café e o crescimento do consumo no mercado interno propiciou o desenvolvimento do nicho das cafeterias, tanto tradicionais quanto com conceitos diferenciados.
1

/ Consumo de café no Brasil e no mundo
Dados do setor

15%

64%

É O PERCENTUAL DE

Relacionados