bnsjdbsjbdjsbdj

2160 palavras 9 páginas
O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO

O envelhecimento da população portuguesa constitui um dos principais problemas sociodemográficos do nosso país. De entre os efeitos negativos merece destaque:
Como o índice de dependência de idosos é cada vez maior a população activa tem que suportar encargos cada vez mais elevados com a população idosa.
O aumento dos encargos sociais com as pensões pode pôr em causa a subsistência do sistema de segurança social. Aumento de despesas de saúde em consequência do maior número de idosos.
Diminuição do espírito de inovação e criatividade da sociedade. Perda de produtividade do país o que pode pôr ainda mais em causa a já fraca competitividade da economia portuguesa. Adelaide Inês 10º ano Geografia

Mas não podemos negar que os idosos podem, também, ter um papel importante e positivo na sociedade:
Uma experiência acumulada de saberes e tradições que podem partilhar com as gerações futuras.
O auxílio que dão aos seus filhos na educação dos netos contribuindo economicamente e estruturando laços e relações sociais.

O DECLÍNIO DA FECUNDIDADE

“ Sentado na poltrona, mesmo em frente à televisão, Hugo Morais, de 11 anos, nem pestaneja enquanto joga na
PlayStation. Desde o segundo período que está de castigo por causa das más notas, mas mantém alguns privilégios.
“Tirámos-lhe o telemóvel e a televisão do quarto”, conta a mãe, Maria Rosa. Mas nada tem resultado. Hugo é filho único e muito mimado. E a mãe admite ter culpas no cartório.
Egoísta, mandão, desobediente e autoritário, segundo Maria Rosa, Hugo dá razão à fama dos filhos únicos. “Mas também consegue ser muito carinhoso”, salienta a mãe. Todos os dias telefona para o emprego dela, para saber se está a correr tudo bem.
Se dependesse de Maria Rosa tinha outro filho, mas infelizmente não pode. “Eu sei que ele era mais feliz e menos egoísta se tivesse um irmão, diz.”
Fonte. Focus, 142/2002

Se um casal é composto por duas pessoas e só geram uma, a

Relacionados