bnmutg

300 palavras 2 páginas
Para construção de túneis é necessário que se conheça as características do material que a construção atravessará, visto que, as técnicas empregadas para túneis de rochas ou solos moles como argila, pedra calcária ou arenito requer técnicas diferentes das necessárias para atravessamento de rochas duras tais como o granito, assim como a escavação de túneis subaquático.
Sendo assim, são classificados em três classes principais:
Túneis de mineração;
Túneis de serviços públicos;
Túneis de transporte.
Temos ainda os túneis submersos, que podem servir tanto para transporte quanto para serviços públicos.

Túneis de mineração

Essa classe de túneis são utilizados durante a extração de minérios, permitindo que operários e equipamentos tenham acesso aos depósitos de minério e metais localizados em camadas profundas do solo. As técnicas utilizadas são semelhantes às usadas em outros tipo, porém o custo de construção é menor bem como a segurança destes túneis que não oferecem a mesma segurança que as outras classes utilizadas para ocupação permanente.

Minerador na parte traseira de um carro em um túnel de mineração do começo do século xx.

Túneis de serviços públicos

Túneis de serviços públicos são os utilizados em transporte de água, esgoto ou gás através de grnades distâncias.
Esse tipo de túnel serve para o transporte de água, esgoto ou gás através de grandes distâncias. Os primeiros túneis eram usados para levar água e retirar esgoto de regiões densamente povoadas. Os engenheiros romanos usavam uma extensa rede de túneis para ajudar a transportar água das fontes, nas montanhas, para cidades e vilas. Esses túneis faziam parte de sistemas de aquedutos, que também possuíam câmaras subterrâneas e estruturas inclinadas semelhantes a pontes e sustentadas por uma série de arcos. Por volta de 97 d.C., nove aquedutos transportavam, a cada dia, aproximadamente 321,3 milhões de litros de água das

Relacionados