bnmbnmnmbnm

314 palavras 2 páginas
INTRODUÇÃO
Temos uma placa plana em forma retangular, com todos os lados devidamente isolados e de mesma temperatura Ti. Em determinado momento é elevada a temperatura da placa em um dos pontos, então, ao decorrer do tempo à temperatura vai aumentando gradativamente, chegando a uma temperatura Tf, então terá ocorrido uma transferência de calor na direção de x e y até que tenham sido atingidos todos os pontos da placa. (Figura 01)

Figura 01

Suponhamos que Ti e Tf sejam temperaturas constantes sem qualquer alteração, então, para cada instante t terá uma curva representada pela função de T=f (x), ou seja, t1, t2, t3, t4, t5 e etc., pertencem à mesma seção que terá temperaturas diferentes de acordo com a variação do tempo. Desde que se conservem as temperaturas iniciais e finais, Ti e Tf, a partir de certo momento a temperatura dos pontos não variará mais com o passar do tempo.
Com esse exemplo é possível definir duas formas de transmissão de calor.
Durante o período em que os pontos da placa variavam a temperatura podemos dizer que o calor estava em fase transitória, ou seja, a energia térmica estava se propagando, e, quando a temperatura se estabilizou e entrou em equilíbrio afirmamos que a condução de energia térmica entrou em estado estacionário, pois não houve mais variação de calor na placa.
A fase transitória pode ser definida como o aumento ou a queda de temperatura em uma variação de tempo, ou, podemos dizer que é o período de transição do calor variável que se propaga por meio da energia térmica. A Lei de Fourier afirma que a temperatura varia linearmente em função do tempo, segundo a equação:

Onde k é uma... [continua]

Relacionados