Bndes

Páginas: 6 (1389 palavras) Publicado: 11 de junho de 2013
História


A Lei nº 1.628, de 20 de junho de 1952, criou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE). O objetivo da nova autarquia federal era ser o órgão formulador e executor da política nacional de desenvolvimento econômico.
Numa primeira fase, o BNDE investiu muito em infraestrutura, mas a criação de estatais aos poucos liberou o Banco para investir mais nainiciativa privada e na indústria. Durante os anos 60, o setor agropecuário e as pequenas e médias empresas passaram a contar com linhas de financiamento do BNDE.
Em 1964, o Banco já descentralizava suas operações, abrindo escritórios regionais em São Paulo, Recife e Brasília. Além disso, passou a operar em parceria com uma rede de agentes financeiros credenciados espalhados por todo oBrasil.
Uma importante transformação no BNDE ocorreu em 1971, quando ele se tornou uma empresa pública. A mudança possibilitou maior flexibilidade na contratação de pessoal, maior liberdade nas operações de captação e aplicação de recursos e menor interferência política.
O Banco, nos anos 70, foi uma peça fundamental na política de substituição de importações. Os setores de bens decapital e insumos básicos passaram a receber mais investimentos, o que levou à formação do mais completo parque industrial da América Latina. Começaram os investimentos em segmentos ainda incipientes, como a informática e a microeletrônica.
Em 1974, o Banco estabeleceu três subsidiárias para atuar no mercado de capitais, de modo a ampliar as formas de capitalização das empresasbrasileiras. Elas se fundiriam, em 1982, na BNDESPAR.
O início dos anos 80, foi marcado pela integração das preocupações sociais à política de desenvolvimento. A mudança se refletiu no nome do Banco, que, em 1982, passou a se chamar Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Durante a década de 1980, ganhou força o conceito da integração competitiva, que buscavaexpandir o mercado interno e, ao mesmo tempo, habilitar a economia brasileira para disputar a preferência dos compradores externos.
Nos anos 90, o BNDES teve papel importante na privatização das grandes estatais brasileiras.
O ano de 1993 ficou marcado pelo estímulo à descentralização regional, com o incremento dos investimentos em projetos nas regiões Norte, Nordeste eCentro-Oeste.
Em 1995, o Banco começou o apoio ao setor cultural, com o investimento na produção de filmes e na preservação do patrimônio histórico e artístico nacional.
A partir de 2006, o BNDES passou a investir na economia da cultura, com financiamentos para todas as etapas de sua cadeia produtiva.





Definição de BNDES


O BDNES é um órgão federal, ligado aoMinistério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, cujo objetivo é financiar obras e ações que tenham como beneficiário final o povo brasileiro.
O BNDES tem como função básica financiar empreendimentos que melhorem a competitividade da economia brasileira e, assim, levem benefícios para a população.
Como todo órgão público, o BNDES está sujeito a fraudes e corrupção. O casomais recente envolvendo o banco de fomento foi divulgado em abril de 2008, quando a Polícia Federal prendeu dez pessoas acusadas de participar de um esquema de desvio de verbas da instituição, que envolvia prefeituras, membros do banco, políticos e uma das maiores redes varejistas do país.


A Empresa


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), empresa públicafederal, é hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental.


Missão, Visão e Valores


Missão


Promover o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, com geração de emprego e redução das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bndes
  • Bndes
  • Bndes
  • BNDES
  • Bndes
  • BNDES
  • Bndes
  • BNDES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!