Bmfom

649 palavras 3 páginas
Anacleto Augusto de Medeiros ou Anacleto de Medeiros Brasileiro morado em Rio de Janeiro. De 1866 - 1907, foi um músico, maestro e compositor brasileiro, nascido e falecido na Ilha de Paquetá, na capital fluminense.

Filho de uma escrava liberta, Anacleto de Medeiros começou na música tocando flautim da Banda do Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro. Aos 18 anos foi trabalhar como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional, e ao mesmo tempo matriculou-se no Imperial Conservatório de Música.
Nessa época já dominava quase todos os instrumentos de sopro, e tinha especial preferência pelo saxofone. Fundou, entre os operários da tipografia, o Clube Musical Gutemberg, iniciando aí sua função de organizador de conjuntos musicais.
Formou-se no Conservatório em 1886, época em que organizou a Sociedade Recreio Musical Paquetaense, em Paquetá, seu bairro natal, e começou a compor algumas peças sacras=textos religiosos.
Por volta de 1887, começou a ser mais constante como compositor, lançando principalmente polcas, valsas e xótis. Muitas dessas composições alcançaram grande popularidade e eram executadas por bandas em todo 0 Brasil. Uma das mais célebres foi o xote Iara, que mais tarde recebeu versos de Catulo da Paixão Cearense e foi editado em 1912, com o nome de Rasga o coração, tendo sido aproveitado por Villa-Lobos como tema de seus Choros n° 10. *Curiosidade : 1912 titanic afundou
Como compositor, foi um dos mais expressivos da música brasileira, principalmente pela beleza e simplicidade que suas composições transmitem, demonstrando criatividade e domínio quanto ao manuseio dos diversos elementos da linguagem musical, tanto “popular” a ponto de afirmar seu talento no quadro musical do Rio de Janeiro.
Logo Anacleto morre, e Catulo da Paixão também pois era boêmio, e morre de pobreza, ao surgi varias polemicas sore sua música “Rasga Coração” sobre Catulo, ele teria plagiado sua música, sem direito autorais de sua família, mesmo assim ele edita a música para “Rasga

Relacionados