Bloing

461 palavras 2 páginas
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

FICHA DE LEITURA

ALUNO: Jéssica Santos Bessa TURMA: 22
DISCIPLINA: Planejamento Estratégico e Empresarial DATA: 16 / 03 / 2011
TEXTO: “O Ambiente Externo das Organizações”
AUTORES: Stoner e Freeman

Idéia Central do Texto: 3 linhas

Muito consistentes e esclarecedores são os pontos abordados por Stoner e Freeman no que tange a análise do ambiente externo da organizações e o impacto por ele causado nas atividades de uma dada empresa. Essa influência pode ser vista em elementos de ação direta (stakeholders) e ação indireta (variáveis culturais, econômicas, políticas etc) Assim, tem-se que as empresas devem se adaptar às mudanças que ocorrem ao redor, adaptando-se ao ambiente em que se encontra inserida para a previsão de mudanças, potencialização de planejamentos e elaboração de estratégias.

Pontos Fortes: 3 linhas

Após uma leitura atenta do texto, alguns pontos fortes podem ser considerados em relação às idéias desenvolvidas pelos autores em “O Ambiente Externo das Organizações”. Primeiramente, exalta-se a riqueza de exemplos apresentados para ilustrar e proporcionar uma melhor compreensão dos conceitos apresentados (Colgate-Palmolive Co, Kodak). Além disso, a leitura é objetiva e acessível a qualquer indivíduo, seja ele administrador, estudante ou profissional de outros ramo. Tem-se ainda a apresentações de casos para estudos, ao final de cada capítulos e uma pequena seleção composta de questões para resolução.

Pontos Fracos: 3 linhas

Ainda que haja pontos fortes no texto em questão, alguns pontos fracos também podem ser pontuados para uma análise crítica ddo capítulo 3 dos autores Stoner e Freeman. A presença rara de tabelas e diagramas faz com que, em certos momentos, a leitura fique cansativa e pouco ilustrativa, em contraste com os vários casos apresentados, como o da Kodak. Outro ponto importante a ser considerado é a falta de atualização de conteúdo,

Relacionados

  • disserta ocompleta20 10 08
    26245 palavras | 105 páginas