Blocos economicos

Páginas: 18 (4477 palavras) Publicado: 14 de junho de 2013
ESCOLA SUPERIOR DE MARKETING FAMA
CURSO ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM MARKETING















BLOCO ECONÔMICO:
APEC










RECIFE
2013






















ALUNOS: MAYARA JOPLIN, ORESTE NOVELINO,RAISSA CERQUEIRA, RUBENITA OLIVEIRA, KARINA CANTALUPO, PAULA JÉSSIKA.
PROFESSOR: MOZART
TURMA: ADM-04
TURNO: NOITERECIFE
2013
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO
2. O QUE SÃO BLOCOS ECONÔMICOS
3. A APEC
4. OS PAÍSES MEMBROS DA APEC
5. A IMPORTÂNCIA DA APEC NO CENÁRIO MUNDIAL
6. COMO A APEC SE MANTÉM
7. A APEC E SUAS VANTAGENS
8. NOTÍCIAS
9. BIBLIOGRAFIA






















































1-INTRODUÇÃOCom o fenômeno da globalização, o mercado internacional tornou-se bastante competitivo onde somente os mais fortes permanencem, através de uma constante disputa por mercados, em âmbito global.
Com o objetivo de se fortalecer política e conomicamente , muitos paises de unem para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo. A criação de blocos econômicosestreitou as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países que os compõem.
Falaremos sobre o bloco econômico APEC, considerado o de maior ascensão, com números de crescimento que, em alguns casos, passam os números esperados para crescimento das grandes potências mundiais.
Iremos abordar os países participantes deste promissor bloco econômico, como surgiu, suas finalidades e osprincipais orgãos fundamentais para seu funcionamento.




























2- O QUE SÃO BLOCOS ECONÔMICOS

Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países.
Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e afacilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos ter um crescimento maior e em conjunto. O primeiro Bloco Econômico nasceu em 1956 com a criação da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), na Europa. Esse grupo foi formado inicialmente pela Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França. Depois desse grupo, principalmente depois da Guerra Fria, mais e mais BlocosEconômicos foram se formando.
São definidos quatro estágios ou tipos de Blocos Econômicos. O primeiro seria a determinação de uma área de livre comércio, que significa que produtos produzidos por um país podem entrar em países que têm esse acordo de livre comércio com ele, isento de taxas e burocracias tradicionais de uma importação normal. Numa segunda fase, de interesses mais amplos, a uniãoaduaneira apresenta a implementação de condutas de comercio, além de regras para comércios com países que não fazem parte dessa união.
A terceira parte é a criação de um mercado comum, que implica numa integração maior entre as economias e regras de comércio interno e externo, além de englobar a passagem de mercadorias, pessoas e capital entre esses países de forma livre. O estágio máximo deligação é de união econômica e monetária, que é um mercado comunitário, mas com o diferencial de ter uma moeda comum em circulação nos países que compõem esse grupo.
Blocos Econômicos são reflexo da constante competição de economias, sempre correndo para crescer. Agora, se percebeu o fato de que um grupo pode agir muito melhor que atuando sozinho. Conheça um pouco da história dos principais BlocosEconômicos mundiais e um pouco do seu funcionamento e atuação no cenário mundial.

















3- A APEC:

A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é um Bloco Econômico que não foi motivado pela proximidade geográfica. Prova disso é que países de continentes diferentes participam dele. Sua fundação foi em 1989, mas na época, não era um Bloco Econômico, mas sim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • blocos econômicos
  • BLOCOS ECONÔMICOS
  • Blocos econômicos
  • Blocos econômicos
  • blocos economicos
  • blocos economicos
  • Blocos econômicos
  • Blocos econômicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!