Blocos Econ micos Michelle 2

732 palavras 3 páginas
Blocos Econômicos
Blocos Econômicos são reuniões de países que têm como objetivo a integração econômica e social. Tipos de blocos
Os blocos econômicos classificam-se em:
Zona de livre comércio
União aduaneira
Mercado comum
União econômica e monetária
Zona de preferência tarifária
Os principais blocos econômicos
ALCA
APEC
MERCOSUL
NAFTA
UE
Outros blocos (organizações políticas e grupos internacionais)
CEI
Grupo dos 8
OMC
ONU
ALCA
Acordo de Livre Comércio das Américas
A ALCA surge em 1994 com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos (exceto Cuba). O prazo mínimo para a sua formação é de 7 anos, quando poderá transformar-se em um dos maiores blocos comerciais do mundo.
Com o PIB total de 12,5 trilhões de dólares (maior que o da União Européia - U.E.), os países da ALCA somam uma população de 790 milhões de habitantes, o dobro da registrada na U.E. Na prática, sua formação significa abortar os projetos de expansão do MERCOSUL e estender o NAFTA para o restante das Américas.
Em maio de 2002, é aprovado nos EUA o fast-track, que permite que o presidente do país possa negociar acordos comerciais, permitindo ao Congresso apenas aprovar ou não os acordos, sem fazer qualquer tipo de emenda ou modificação no texto original. A criação do fast-track está ajudando os EUA a agilizar a implementação da ALCA.
APEC
Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico
A APEC, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, foi criada no ano de 1989 na Austrália, como um fórum de conversação entre os países membros da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e seis parceiros econômicos da região do Pacífico, como EUA e Japão. Porém, apenas no ano de 1994 adquiriu características de um bloco econômico na Conferência de Seattle, quando os membros se comprometeram a

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas