Blocos econômicos

Páginas: 8 (1794 palavras) Publicado: 16 de abril de 2013
A NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

O processo de mundialização da economia capitalista monopolista teve como pressuposto básico a necessidade de uma nova divisão internacional do trabalho. Já não bastava um mundo dividido em países produtores de bens industrializados e países unicamente produtores de matérias-primas, quer agrícolas, quer minerais. A mundialização da economia pressupõeuma descentralização da atividade industrial e sua instalação e difusão por todo o mundo. Pressupõe também um outro nível de especialização dos produtos oriundos dos diferentes países do mundo para o mercado internacional.
Assim, simultaneamente, a indústria multinacional implanta-se nos mercados existentes em todos os países (através de filiais, fusões, associações, franquias etc.) e cria basespara a produção industrial adaptada às necessidades desses mercados nacionais. Ao mesmo tempo, atua de forma a aprimorar a exploração e a exportação das matérias-primas requeridas pelo mercado internacional.
Esse processo de expansão industrial sobrepôs uma divisão vertical à antiga divisão horizontal do trabalho. Agora combina-se a antiga divisão por setores (primário: agrícola e mineiro, esecundário: industrial) em níveis de qualificação dentro de cada ramo industrial.
Dessa forma, segundo Alain Lipietz, há a formação de três tipos de áreas de concentração da força de trabalho, caracterizadas pela presença de engenharia e tecnologias avançadas; ou pela presença de atividades produtivas padronizadas, com a produção qualificada; ou ainda pela presença de atividades de execução e montagemdesqualificadas. Assim, a divisão internacional do trabalho distinguiria três níveis de países: os altamente industrializados; os de industrialização parcial e tardia e os que adotaram a chamada economia de enclave, ou zonas francas. A presença das multinacionais solda e solidifica esses diferentes mercados em regiões igualmente diferentes do mundo.



A EXPANSÃO GEOGRÁFICA DASMULTINACIONAIS

A expansão geográfica das multinacionais é um dos fatos mais importantes da economia capitalista depois da Segunda Guerra Mundial; entretanto, a sua origem ocorreu no final do século XIX, com a formação dos monopólios capitalistas. A América Latina, por exemplo, desde o início do século XX constitui-se em área de expansão das multinacionais norte-americanas. No pós-Segunda Guerra Mundial asmultinacionais expandiram-se para a Europa ocidental e para a Ásia. Simultaneamente, as empresas multinacionais europeias expandiram-se para a África e a Ásia, na esteira do processo de descolonização/independência das antigas colônias. Com isso criaram-se novas formas de dependência econômica nesses jovens países.
Em função da nova divisão internacional do trabalho, o processo de mundialização daindústria expande essa atividade para vários países do chamado Terceiro Mundo: México, Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Argentina e Brasil na América Latina; Egito, Argélia, Marrocos, Nigéria e África do Sul no continente africano; Israel, Turquia, Irã, Iraque, índia, Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong, Filipinas, Cingapura, Malásia, Tailândia, Austrália e Nova Zelândia na Ásia e na Oceania.
Acriação das zonas francas, ou zonas de livre comércio, ou ainda zonas de processamento de exportações, tem funcionado como instrumento de aproveitamento de mão-de-obra barata combinada com vantagens fiscais. De certo modo, elas passam a caracterizar uma das facetas da industrialização seletiva no seio da economia capitalista industrializada mundial.
A análise das 52 maiores empresas multinacionaisdo mundo por vendas, por sua distribuição por ramos de atividades e por países, em 1989, revela aspectos interessantes. Com relação ao número de empresas, 31% delas são de origem norte-americana, 19% são japonesas, 42% são de países da Europa e 8% de países do Terceiro Mundo (Coréia do Sul 4%). Entre as dez maiores, seis são norte-americanas, três europeias e uma japonesa. Quanto ao volume de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • blocos econômicos
  • BLOCOS ECONÔMICOS
  • Blocos econômicos
  • Blocos economicos
  • Blocos econômicos
  • blocos economicos
  • blocos economicos
  • Blocos econômicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!