Blocos Econômicos

Páginas: 4 (850 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O que são Blocos Econômicos?
Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países. Tem comouma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos  ter um crescimento maior e em conjunto.
Recebe o nomede bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito da associação.
Comoresultado da economia mundial globalizada, a tendência atual  é a formação de blocos econômicos, destinados a realizar uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre os mesmos. Paraisso, geralmente adotam a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os integrantes de um bloco aumenta egera crescimento, e deixar de participar de uma organização do tipo significa atualmente viver isolado do mundo comercial. Tais associações são costumeiramente formadas por países vizinhos ou quepossuam afinidades culturais ou comerciais.

Principais Blocos Econômicos


UNIÃO EUROPEIA
A União Europeia (UE) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco éformado pelos seguintes países : Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia eSuécia. Este blocopossui uma moeda única que é o EURO, um sistema financeiro e bancário comum. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Europeia e, portanto, podem circular e estabelecer residêncialivremente pelos países da União Europeia.
A União Europeia também possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum. A UE possui os seguintes órgãos: Comissão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • blocos econômicos
  • BLOCOS ECONÔMICOS
  • Blocos econômicos
  • Blocos economicos
  • Blocos econômicos
  • blocos economicos
  • blocos economicos
  • Blocos econômicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!