Blocos econômicos

Páginas: 5 (1237 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
O que são blocos econômicos:
Blocos econômicos é um tipo de acordo intergovernamental, muitas vezes parte de uma organização intergovernamental, onde barreiras são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes.
A maioria dos blocos econômicos são definidos por uma tendência regional e podem ser classificados de acordo com seu nível de integração econômica.
Os principais blocoseconômicos:

ONU: Organização das Nações Unidas
ALCA: Acordo de Livre Comércio das Américas
U. E. : União Europeia
MERCOSUL: Mercado Comum do Sul
NAFTA: Acordo de Livre Comércio da América do Norte
APEC: Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico
SADC: Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento
CEI: Comunidade dos Estados Independentes
OMC: Organização Mundial doComércio
________________________________________________
ONU
Organização das Nações Unidas
Quando foi fundada, logo após a Segunda Guerra Mundial, contava com a participação de 51 nações. Ainda no clima do pós-guerra, a ONU procurou desenvolver mecanismos multilaterais para evitar um novo conflito armado mundial. Atualmente, conta com 192 países membros, sendo que cinco deles (Estados Unidos, China,Rússia, Reino Unido e França) fazem parte do Conselho de Segurança. Este pequeno grupo tem o poder de veto sobre qualquer resolução da ONU. A sede principal da ONU fica na cidade de Nova Iorque e seus representantes definem, através de reuniões constantes, leis e projetos sobre temas políticos, administrativos e diplomáticos internacionais. A ONU está dividida em vários organismos administrativoscomo, por exemplo, Corte Internacional de Justiça, Conselho Econômico e Social, Assembleia Geral entre outros.
A Carta das Nações Unidas define como objetivos principais da ONU:
- Defesa dos direitos fundamentais do ser humano;
- Garantir a paz mundial, colocando-se contra qualquer tipo de conflito armado;
- Busca de mecanismos que promovam o progresso social das nações;
- Criação decondições que mantenham a justiça e o direito internacional.


________________________________________________

ALCA
Acordo de Livre Comércio das Américas
A ALCA surge em 1994 com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos (exceto Cuba). O prazo mínimo para a sua formação é de 7 anos, quando poderá transformar-se em um dos maiores blocos comerciais do mundo.Com o PIB total de 12,5 trilhões de dólares (maior que o da União Europeia - U.E.), os países da ALCA somam uma população de 790 milhões de habitantes, o dobro da registrada na U.E. Na prática, sua formação significa abortar os projetos de expansão do MERCOSUL e estender o NAFTA para o restante das Américas.

Os EUA são os maiores interessados em fechar o acordo. O país participa de váriosblocos comerciais e registrou em 2000 um déficit comercial de quase 480 bilhões de dólares. Precisa, portanto, exporta mais para gerar saldo em sua balança comercial. Com uma área livre de impostos de importação, os norte-americanos poderiam suprir as demais nações da América com suas mercadorias.
Em maio de 2002, é aprovado nos EUA o fast-track, que permite que o presidente do país possa negociaracordos comerciais, permitindo ao Congresso apenas aprovar ou não os acordos, sem fazer qualquer tipo de emenda ou modificação no texto original. A criação do fast-track está ajudando os EUA a agilizar a implementação da ALCA.

A grande preocupação da comunidade latino-americana, que gera a maioria das reclamações por parte dos críticos à formação do bloco, assim como a preocupação por partedos governos dos países que irão fazer parte da ALCA, diz respeito as barreiras não tarifárias (leis antidumping, cotas de importação e normas sanitárias) que são aplicadas pelos EUA. Apesar da livre circulação de mercadorias, essas barreiras continuariam a dificultar a entrada de produtos provenientes da América Latina naquele mercado.
________________________________________________

U. E....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • blocos econômicos
  • BLOCOS ECONÔMICOS
  • Blocos econômicos
  • Blocos economicos
  • Blocos econômicos
  • blocos economicos
  • blocos economicos
  • Blocos econômicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!