Blocos econômicos

Páginas: 9 (2095 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2012
Blocos Econômicos

Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
Em tese, o comércio entre os países constituintes de um blocoeconômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.

UNIÃO EUROPÉIA
O que é aUnião Européia?
A UE (União Européia) é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica..Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária. Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos(Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República, Romênia e Suécia. Macedônia, Cróacia e Turquia encontram-se em fase de negociação.Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor.
O tratados que definem a União Européia são: o Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço (CECA), o Tratado da Comunidade Econômica Européia (CEE), o Tratado da ComunidadeEuropéia da Energia Atômica (EURATOM) e o Tratado da União Européia (UE), o Tratado de Maastricht, que estabelece fundamentos da futura integração política. Neste último tratado, se destaca acordos de segurança e política exterior, assim como a confirmação de um Constituição Política para a União Européia e a integração monetária, através do euro.
Para o funcionamento de suas funções, aUnião Européia conta com instituições básicas como o Parlamento, a Comissão, o Conselho e o Tribunal de Justiça. Todos estes órgãos possuem representantes de todos os países membros.
Os países membros da União Européia e os 19 países de maiores economias do mundo fazem parte do G20. Os países da União Européia também são representados nas reuniões anuais do G-8 (Grupo dos Oito).Objetivos da União Européia
- Promover a unidade política e econômica da Europa;
- Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus;
- Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros;
- Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões;
- Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento;
-Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
Voce Sabia?
- O presidente da União Européia é eleito pelos membros do Conselho Europeu e tem mandato de dois anos e meio, podendo ser renovado uma única vez.
- A partir do ano de 2014, as leis da União Européia só serão aprovadas se tiverem o voto favorável de 55% dos Estados, desde que represente também 65% dapopulação da União Européia.


NAFTA
Objetivos do NAFTA
- Garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros;
- Reduzir os custos comerciais entre os países membros;
- Ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade no cenário deglobalização econômica;
- Aumentar as exportações de mercadorias e serviços entre os países membros;
Funcionamento do NAFTA (vantagens para os países membros)
- Empresas dos Estados Unidos e Canadá conseguem reduzir os custos de produção, ao instalarem filiais no México, aproveitando a mão-de-obra barata;
- O México ganha com a geração de empregos em seu território;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • blocos econômicos
  • BLOCOS ECONÔMICOS
  • Blocos econômicos
  • Blocos economicos
  • Blocos econômicos
  • blocos economicos
  • blocos economicos
  • Blocos econômicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!