Blocos econômicos

Páginas: 5 (1011 palavras) Publicado: 26 de maio de 2012
União Europeia
Nascida por volta dos anos 50. Foi com o exemplo desta união que deu origem a outros mercados econômicos internacionais. A Comunidade Europeia foi constituída em seu início por doze países: Alemanha, França, Espanha, Itália, Bélgica, Portugal, Grécia, Luxemburgo, Países Baixos, Reino Unido, Irlanda e Dinamarca. Já agora foram aceitos a Áustria, a Finlândia e a Suécia.
Todos ospaíses que estão neste mercado, abriram suas fronteiras alfandegárias sendo que os países restantes podem vender suas mercadorias em qualquer destes, sem pagar nenhum imposto. Sendo que áreas mais atrasadas neste bloco estão recebendo apoio por parte dos outros integrantes para que haja desenvolvimento, num todo.
Um dos maiores problemas existentes nesta união são a mão de obra desempregada. Masque tem um mercado interno único e um sistema financeiro e bancário comum com moeda própria o euro.

Nafta
Nasceu em 1992 o NAFTA -North American Free Trade Agreement (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) reunindo EUA, Canadá e México
Prevê-se, como objetivo eliminar todas as barreiras existentes entre estes três países fazendo, com que, dinheiro e mercadorias circulem livremente emtoda esta área de acordo.
O NAFTA não prevê acordos nos quais não estão contidos a livre circulação de trabalhadores em busca de melhores condições e lugares e também numa unificação total das economias dos países pertencentes, e sim em um acordo que se forme uma zona de livre comércio para a atuação e proliferação das empresas em um espaço protegido.
Este bloco econômico está esbarrando emmuitas diferenças sociais e estão preocupados com a possibilidade de algumas fábricas mudarem-se para o México deixando a mão de obra, em lugares dos EUA, desempregada.
O NAFTA também está interessado, é claro, em proteger os produtos ali fabricados, colocando uma taxa de importação sobre alguns produtos tornando-os menos atraentes para os consumidores desses três países

Tigres Asiáticos
DosTIGRES ASIÁTICOS fazem parte Japão, China, Formosa, Cingapura, Hongkong e Coréia do Sul. Quem predomina sobre os outros componente é o Japão com uma economia super competitiva que está enfrentando a UNIÃO Européia e os EUA e da investimentos para - Coréia do Sul, Formosa, Cingapura e HongKong - que são os países que mais crescem industrialmente naquela região e precisam de apoio financeiro o qual oJapão está promovendo para a atuação de um mercado competitivo no cenário mundial da economia.
Este bloco está tentando erguer os outros países para que se torne um bloco que tenha competição na economia mundial e que ocupe parte dela. o direcionamento da indústria eletrônica para a exportação de produtos baratos traz prosperidade econômica crescente e rápida para alguns países da Ásia. Os Tigresbeneficiam-se da transferência de tecnologia obtida através de investimentos estrangeiros associados a grupos nacionais.
APEC
A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico é um bloco econômico formado por Austrália, Brunei, Canadá, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Cingapura, Coréia do Sul, Tailândia, EUA, China, Hong Kong (China), Taiwan; México, Papua Nova Guiné, Chile, Peru,Federação Russa, Vietnã. Para promover a abertura de mercado entre eles e pretende estabelecer a livre troca de mercadorias entre todos os países do grupo até 2020.
ASEAN
A Associação das Nações do Sudeste Asiático surgiu com o objetivo de assegurar a estabilidade política e de acelerar o processo de desenvolvimento da região, representando um mercado de 510 milhões de pessoas. A eliminação dasbarreiras econômicas e alfandegárias entrararam em vigor no ano 2002.
Membros - Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura, Tailândia, Brunei, Vietnã, Miramar, Laos, Camboja.
CARICOM
O Mercado Comum e Comunidade do Caribe é um bloco de cooperação econômica e política formado por 14 países e quatro territórios. O bloco quer o início do livre comércio entre seus integrantes.
Membros: Barbados,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • blocos econômicos
  • BLOCOS ECONÔMICOS
  • Blocos econômicos
  • Blocos economicos
  • blocos economicos
  • blocos economicos
  • Blocos econômicos
  • Blocos econômicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!