bloco

Páginas: 4 (916 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2014
São blocos prismáticos, fabricados com cal e agregados finos, de natureza predominantemente quartzo, que depois da mistura íntima são moldados em peças, por pressão e compactação, sofrendoposteriormente endurecimento sob ação de calor e pressão de vapor.
Tem a vantagem de dispensar chapisco e emboço no revestimento, não é preciso regularizar a parede, e sendo um material bem pouco poroso ebastante nivelado, pode ficar aparente ou receber uma fina camada de revestimento. Isso significa economia de mão-de-obra e material de acabamento.
Há modelos com furos de diferentes formatos paraa passagem dos eletrodutos. Como desvantagem, apresenta a necessidade de uma tecnologia construtiva mais complexa e específica, pois apresenta elevada retração na secagem.
São bastante utilizados naEuropa, onde a execução de alvenaria não armada é tradicional e existe uma preocupação muito grande com o isolamento térmico. No Brasil, são fabricados blocos vazados para alvenaria armada de 6 MPa emaciços perfurados para alvenaria não armada de 10 MPa. Há poucos fornecedores.
Entretanto, como não se utiliza graute ou armaduras nos blocos, o uso do bloco de Sílico-Calcário não é viável em prédiosmuito altos, sujeitos a fortes ações dos ventos. Em edificação com blocos sílico-calcários não são permitidas tensões de tração, que exigiriam a colocação de armaduras. Os blocos de Sílico-Calcário sãomais pesados que os blocos Cerâmicos.
Atualmente existem cerca de 150.000 habitações de diversos padrões utilizando os blocos de Sílico-Calcario no Brasil.

Alvenaria de blocos sílico-calcáriosCaracterísticas
Antes da publicaçãoda NBR 14974-1, era utilizada a norma alemã DIN-106 para a alvenaria em blocos sílico-calários.
Os blocos devem ter um aspecto homogêneo, compacto, com arestas vivas eser livres de trincas, fissuras ou outras imperfeições que possam prejudicar o seu assentamento ou afetar a sua resistência e durabilidade da construção. Entretanto podem apresentar pequenas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Blocos
  • bloco
  • Bloco
  • blocos
  • bloco
  • Blocos
  • Blocos
  • bloco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!