Bloco econômicos do sul

Páginas: 5 (1128 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2011
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

UNIR CAMPUS CACOAL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTABEIS

DAVID JOAO CARDOSO

DÉBORA LIERI HIPÓLITO DE SOUZA

JAIR MENDES TAMAROSSI

JOAO PASSOS PEREIRA

MITCHELL BARBOSA DA SILVA

BLOCOS ECONÔMICOS: MERCOSUL

CACOAL/RO

2011

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

UNIR CAMPUS CACOAL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTABEISDAVID JOAO

DEBORA LIERI HIPOLITO DE SOUZA

JAIR MENDES TAMAROSSI

JOAO PASSOS

MITCHELL BARBOSA DA SILVA

BLOCOS ECONÔMICOS: MERCOSUL

Trabalho acadêmico apresentado a fundação universidade federal de Rondônia. UNIR campus Cacoal, Departamento de ciências contábeis, na disciplina de Cenários econômicos para obtenção parcial de nota.Profª. Dra: Maria Bernadete Junkes

CACOAL/RO

2011

Resumo: O MERCOSUL (Mercado Comum do Sul) é a forma de inserir-se no mundo com soberania, com liberdade e competitividade. É a resposta positiva da America do sul aos desafios do mundo de hoje. Quando se fala sobre Ceca que, com o tempo, se transformou em união européia, vimos que os países membros substituíram a rivalidadehistórica por uma fusão de interesses. Com o MERCOSUL aconteceu o mesmo. No passado, ocorreu à guerra contra Rosas, guerra conta a Aguirre e a guerra do Paraguai. A história conta que D. Pedro II mandou seus engenheiros usar uma bitola mais estreita nos trilhos das ferrovias gauchas. Assim, caso estourasse nova guerra, os argentinos ficariam impedidos de invadir o território brasileiro com suaslocomotivas. Com a criação do MERCOSUL também substituíram rivalidades históricas por fusão de interesse e quebraram a cortina de prata(denominação dada pela imprensa).

MERCOSUL

Criação do MERCOSUL – Tratado de Assunção

O sonho de se ter uma America Latina unida vem desde o tempo de Bolívar. Este, em 1824, convocou as nações ibero-americanas para o congresso de Paraná, e defendia aunidade latina americana. Infelizmente, esse congresso foi frustrante. A célula mater do MERCOSUL foi à ata de Iguaçu assinada pelo Brasil e Argentina em novembro de 1985. Nessa época, eram presidentes do Brasil e da Argentina José Sarney e Raul Alfonsín o objetivo dessa iniciativa era aumentar as relações comerciais através da complementação industrial e da cooperação tecnológica.Entretanto, MERCOSUL nasceu somente em 26 de março de 1991, ocasião em que Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, reunidos em assunção, firmaram o tratado de assunção.

Reuniões importantes para a consolidação do MERCOSUL ocorreram posteriormente, destacando-se a de Colônia(Uruguai), em Janeiro de 1994, e a de Ouro Preto (Brasil), em dezembro de 1994. Na ocasião, foi assinado um protocolo,conhecido como Protocolo de ouro Preto.

A implantação do MERCOSUL obedeceria a diversas etapas. Inicialmente, seria estabelecida uma zona de livre comércio, depois uma união aduaneira e, finalmente, o mercado comum, com ampla integração.

OBJETIVO

A grande vantagem do MERCOSUL não é fornecer proteção aos integrantes, mas melhorar suas condições para a competição mundial”O grande objetivo do MERCOSUL é tornar a economia dos países-membros mais competitiva. Isso geraria empregos, que, por sua vez, melhorariam o padrão de vida da população do bloco.

Para garantir o grande objetivo, o MERCOSUL deveria:

• Eliminar as tarifas aduaneiras para o comercio entre os países do bloco;

• Adotar política cambial comum com relação ao comercio comos países fora do bloco, particularmente, com relação à tarifa externa comum (TEC);

• Tornar as legislações coerentes com os princípios desse mercado;

• Permitir o livre trânsito de trabalhadores, de modo que eles possam trabalhar em qualquer país do MERCOSUL.

TARIFA EXTERNA COMUM (TEC)

Os países membros deverão estabelecer uma mesma tarifa alfandegária para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Blocos Economicos da America do Sul
  • Mercosul: O bloco econômico da América do Sul
  • trabalho sobre blocos economicos da america do sul
  • Bloco economico da America do Sul, O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL)
  • blocos economicos
  • blocos econômicos
  • BLOCOS ECONÔMICOS
  • Blocos econômicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!