bloco 2 petrobras

Páginas: 11 (2699 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2014
Algumas noções sobre o fogo

O FOGO é um fenômeno químico que se caracteriza pela libertação de luz e calor.
Os elementos essenciais do fogo são o combustível (C) + calor (ºC) + oxigênio (O²), isto é, C+ºC+O²= fogo.
Estes elementos costuma representar-se num triângulo para mostrar que faltando um deles, não existe fogo.
O combustível é o elemento que serve para a propagação do fogo e sãotodos os materiais que se possam imaginar: madeira e outro material lenhoso, solventes, óleo, papel, carvão, gás, etc..
O calor ou temperatura de ignição dá início ao incêndio, mantendo e favorecendo a sua propagação.
O oxigênio que está presente em todos os tipos de combustão é o chamado comburente. O oxigênio provoca a "oxidação" necessária ao desencadear das chamas. Em alguns casos a "oxidação"é muito lenta e sem chamas, como na ferrugem; no papel é mais rápida e com chamas: e na explosão da dinamite é instantânea.
O "ponto de combustão" ou a temperatura mínima na qual os gases que se libertam dos corpos combustíveis, ao entrar em contacto com uma fonte de calor externa, entram em combustão e continuam a arder.
Alguns produtos entram em combustão sem necessidade de uma fonte de calorexterna. Começam a arder pelo simples contacto com o ar ("ponto de ignição"). Por exemplo o éter se atingir uma temperatura de 180 ºC, entra espontaneamente em combustão em contacto com o ar.
Para que um material (combustível) comece ou continue a arder é necessário que exista uma fonte de calor. Um dos processos de acabar ou evitar a sua propagação, é eliminar todas as formas de propagação decalor.
O calor propaga-se por condução, isto é, por contacto entre corpos. Por exemplo, uma barra de ferro que tenha uma extremidade em contacto com uma fonte de calor provoca um incêndio nos materiais que estão em contacto com ela em todo o seu comprimento.
Propaga-se por contacto direto das chamas com os materiais que estão próximos.
Propaga-se por convecção, isto é, o ar quente de um incêndiotorna-se mais leve e ao deslocar-se provoca incêndios. As copas dos pinheiros mais altos podem começar a arder depois de aquecidas, porque o ar quente que provoca esse aquecimento e a sua ignição.
O calor transmite-se ainda por radiação, espécie de ondas caloríficas como acontece com o sol.

Transmissão do calor nos combustíveis
O conhecimento dos três elementos do "triângulo do fogo" e domodo como cada um deles contribui para o início e propagação do fogo, ajuda a tomar medidas preventivas e a atacar com maior eficácia os focos de incêndio ou a evitar a sua propagação.
O incêndio só durará enquanto estiver presentes. Para extinguir um incêndio basta retirar um desses elementos, ou seja, retirar o material ou do combustível, acabar com o calor ou resfriar o material que está a arderou em contacto com o fogo, retira o oxigênio ou abafar o material que arde para que não entre em contacto com o ar.
Em alguns casos é fácil evitar a propagação de um incêndio retirando o material que começou a arder. Sobretudo quando o objeto se transporta facilmente e existe espaço para ser colocado sem risco de propagação.
O resfriamento é o processo mais utilizado para acabar com o incêndioou evitar a sua propagação. A água é o elemento utilizado para fazer baixar a temperatura dos materiais que ardem ou para evitar que os que estão em contacto entrem em combustão.
A extinção de incêndios por abafamento é o mais eficaz, mas apenas pode ser utilizado com pequenos focos de incêndio: pôr uma tampa no óleo da frigideira que começou a arder, colocar um cobertor sobre o foco de incêndio,cobrir de terra ou areia os materiais que começaram a arder. É para diminuir o desenvolvimento do incêndio pelo efeito de abafamento que se recomenda que em caso de incêndio se fechem as portas dos compartimentos em chamas, afim de reduzir a entrada de ar ou oxigênio.
Os métodos de extinção de incêndios dependem dos materiais que ardem. Os incêndios dividem-se em 4 classes:
Incêndio Classe A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DEMOSTRATIVO RESULTADO PETROBRAS 2
  • FUNDECO BLOCO 2
  • Bloco 2 Trabalho IED
  • metodologia bloco 1 e 2
  • Blocos Econ micos Michelle 2
  • 2011 Massa Bloco 2 Lique
  • Petrobras sobe mais de 5% e Bovespa fecha em alta de mais de 2%
  • Avalia O De Bloco F Sica 2 S Rie

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!