Blindagem Eletrostática,efeito corona e Eletroforese

757 palavras 4 páginas
Blindagem Eletrostática
Todo corpo metálico é um condutor elétrico. Nele, cargas elétricas podem se movimentar com facilidade. Ao ser eletrizado, um condutor elétrico tende a afastar as cargas elétricas o Maximo que pode. Isso acontece porque o excesso de cargas te, exatamente o mesmo sinal, e cargas de mesmo sinal se repelem, assim elas tendem a ficar o mais longe possível uma da outra, o que significa que as cargas se movimentam e se distribuem na superfície do condutor, seja ele maciço ou oco. Quando essa distribuição acontece dizemos que ele esta em equilíbrio eletrostático.
O interior de um condutor em equilíbrio eletrostático possui campo elétrico nulo.
Se, no interior de um condutor oco em equilíbrio eletrostático o campo elétrico é nulo, qualquer aparelho elétrico e eletrônico, quando colocado em seu interior ficara protegido de influencias perturbadoras externas.
Esse fenômeno é conhecido como blindagem eletrostática.
O primeiro cientista a praticar esse fenômeno foi o físico experimental inglês Michael Faraday (1791-1867).
Para mostrar que em um condutor metálico, as cargas se distribuem apenas em sua superfície externa, não exercendo, portanto nenhuma ação nos pontos internos, Faraday mandou construir uma gaiola metálica, que passou a ser conhecida como gaiola de Faraday.
Ele Próprio colocou-se dentro da gaiola e mandou seus assistentes eletrizarem-na intensamente. Como a gaiola estava sobre suportes isolantes, faíscas chegaram a saltar do dispositivo, mas o cientista em seu interior não sofreu nenhum efeito.
Desde então, quando é necessário manter um aparelho ou equipamento elétrico ou eletrônico a salvo das interferências elétricas externas, envolve-se o aparelho ou equipamento com uma “capa” metálica, denominada blindagem eletrostática.
É por essa razão então que aparelhos de rádio, videocassetes, reprodutores de DVD, CD player etc. são montados em caixas metálicas, garantindo que esses equipamentos estejam protegidos das descargas elétricas

Relacionados

  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas