Blindagem de automóveis

Páginas: 13 (3048 palavras) Publicado: 19 de janeiro de 2013
Blindagem - A Proteção não é cara e sim valiosa

O crescimento do mercado de blindagem fez com que a escolha da blindagem ideal de um automóvel se tornasse cada vez mais complicada. A tecnologia aumenta e, na mesma proporção, o nível de violência e agressão aos automóveis blindados, em decorrência do sucateamento da segurança. Com mais de 14 mil carros blindados circulando pelo país, o Brasiljá corresponde ao primeiro lugar em blindagem nos níveis II e III-A. Com fornecimento aproximado de mais de 400 veículos por mês, o Brasil superou o México (170 veículos/mês) e a Colômbia (150 veículos/mês) juntos. Pesquisa realizada pelo Instituto Data Folha, realizado em 153 cidades brasileiras, demonstra que a violência é a principal preocupação da população brasileira. Dados da Secretaria deSegurança Pública do Estado de São Paulo demonstram que 62% dos sequestros-relâmpago da Capital Paulista ocorrem no trânsito.
A forte demanda do setor e o mercado aquecido abrem oportunidade para empresas sérias e àquelas que se intitulam "blindadoras" (que só pensam em tirar vantagem da situação), deixando de lado o principal objetivo do processo: a proteção. Com aproximadamente 50 empresas deblindagem no mercado, bem como em todo o setor, que cresce muito rapidamente, encontramos empresas que só têm um objetivo: lucrar. Não existe blindagem barata. Existe o melhor custo-benefício em uma negociação. Há ofertas de blindagens com o preço como diferencial. Preços promocionais, blindagens parciais e até venda de "kits" ("compre o seu kit e faça você mesmo a blindagem de seu veículo") podem serencontrados em anúncios. Fica difícil para quem não tem conhecimento decidir, na hora de comprar, qual a proteção correta para o veículo. Mas se o objetivo é proteger vidas, a busca do menor preço não pode substituir a busca pela qualidade, por meio do entendimento do processo.
Qualidade da blindagem
A blindagem é processo artesanal. Por mais tecnologia que seja empregada nas mantas deproteção, painéis de aço e vidros especiais, exige-se a perícia de um artesão, com o perfeito encaixe entre os materiais utilizados. Um serviço executado por quem não detém o conceito de execução e supervisão constante na linha de produção, faz com que o emprego de todos os materiais de alta qualidade seja desperdiçado. O propósito da blindagem é o de assegurar a proteção prevista nas normas técnicas,preservando as características do veículo. De um lado, basta que a vulnerabilidade tenha o diâmetro de um projétil para que a proteção deixe de existir. De outro, é preciso assegurar o mesmo grau de conforto e acabamento do veículo original. O segundo lado da questão pode ser aferido pelo proprietário, através da sua própria percepção, de informações de amigos e das garantias e assistência oferecidas.O primeiro, o da confiabilidade quanto ao nível de proteção assegurado, pode requerer o auxílio de profissionais de segurança com conhecimento de blindagem.
Tento dizer que tamanho da empresa não é sinônimo de qualidade. Muitas empresas grandes têm problemas seríssimos quanto ao nível de proteção do habitáculo (bem como as empresas de fundo de quintal). Nome, realmente, transmite credibilidade.Porém ser o maior não significa ser o melhor. Por isso, é preciso prestar atenção! Já vi muitos consumidores iludidos e enganados por falsos testemunhos e processos mal gerenciados.
Normas para proteção
Para melhorar o segmento, recentemente, em 15 de abril de 2002, foi fundada a Associação Nacional para Difusão Tecnológica e Normatização de Proteções Balísticas (ANDB), entidade esta com váriascâmaras setoriais. A entidade é sociedade de direito privado, sem fins lucrativos, de âmbito nacional e internacional, que tem por finalidade principal o aprimoramento tecnológico dos produtos destinados à proteção balística e das normas regulamentadoras dos diversos setores envolvidos no segmento.
Entre os objetivos da associação podem ser citados: orientação aos usuários, formação de grupos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Blindagem
  • BLINDAGEM
  • blindagem
  • Blindagem
  • Blindagem
  • o automovel
  • Automóvel
  • automoveis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!