bleble

764 palavras 4 páginas
DATA1/2/2014
CURSO
FARMÁCIA
CAMPUS
Anhangabaú Centro Morumbi Paulista Vila Olímpia
DISCIPLINA
PRINCÍPIOS FARMACÊUTICOS
PROFESSOR RESPONSÁVEL
Ana Lúcia Jacques Faria 
SEMESTRE: 1º
CARGA HORÁRIA: 40 horas
VIGÊNCIA: 20141
EMENTA

A disciplina faz uma abordagem histórica da trajetória do profissional e do ensino farmacêutico até a atualidade e demonstra a relevância da sua atuação junto à sociedade. Apresenta os órgãos de classe com ênfase na regulamentação do âmbito profissional e suas implicações na prática farmacêutica. Discute as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino em Farmácia e as áreas de atuação profissional. Tendo como subsídio o modelo assistencial vigente no país, discute a Política Nacional de Medicamentos, desenvolve os conceitos de Assistência e Atenção Farmacêutica e insere o farmacêutico no Sistema Único de Saúde. Aborda os nichos de atuação profissional, suas perspectivas e o caráter humanístico envolvido nas atividades do farmacêutico.

OBJETIVOS
Gerais
Apresentar a profissão farmacêutica ao discente demonstrando todas as possíveis áreas de atuação profissional, as características de cada área, os órgãos regulamentadores da profissão, destacando a responsabilidade social e a humanização no dia-a-dia profissional, motivando-o ao exercício profissional pautado pela ética e respeito ao paciente/usuário de medicamentos.
Valorizar a formação profissional voltada para o desenvolvimento da iniciativa, da inovação, da criatividade e da investigação como ferramentas de aprimoramento profissional.
Discutir as áreas de atuação do farmacêutico baseado na formação generalista e as novas formas de participação do profissional farmacêutico junto à sociedade com foco na segurança do paciente, na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida
Específicos
Permitir ao aluno compreender todos os níveis de atenção à saúde, bem como sua inserção em programas de promoção, manutenção,

Relacionados

  • bleble
    375 palavras | 2 páginas