Blafêmia contra o espírito santo

Páginas: 33 (8057 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Factecon – Faculdade Teológica Congregacional

Blasfêmia Contra o Espírito Santo !

Nome: Rafael Robson Eckhardt
Professor: Pr. Iran Goes
Disciplina: Pneumatologia
Módulo: PSI

Ijuí,RS
Novembro 2011
Introdução
A Palavra nos fala que o Espírito Santo é pessoal e divino. A Palavra nos fala muito da obra do Espírito Santo, desde eternidade, passando pela criação, pela inspiração, pelaredenção. No ministério de Jesus o Espírito foi atuante. Desde o início, Ele operou o milagre da gestação em Maria e depois no Batismo revestiu o mesmo Jesus para a obra do Senhor. Jesus agira sempre no poder do Espírito Santo. O Espírito Santo é quem o move para o deserto para a provação. O Espírito Santo é quem atua poderosamente no viver de Cristo e nas suas obras. O Espírito Santo continuou aagir poderosamente depois que Cristo foi assunto ao céu. Ele revestiu a Igreja em Pentecostes e inspirou os apóstolos para registrarem o NT. O Espírito Santo continua a agir no meio da igreja, iluminado e revestindo a igreja da presença do Senhor. Uma igreja sem o Espírito Santo está morta. Uma vida sem o Espírito é uma vida seca e árida. Uma pessoa pode cometer alguns pecados: mentir, apagar,entristecer o Espírito Santo, mas há um que é terrível, aliás, o mais terrível pecado que um homem pode cometer na terra, é exatamente Blasfemar contra Espírito Santo. É sobre isto que eu quero considerar neste trabalho, pretendo abordar a posições teológicas de vários autores para que possamos conhecer também as opiniões que se distanciam e distorcem a Palavra de Deus, mas também a opinião deteólogos que se mantem firmes na Palavra.

.
"Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens." Mateus 12:31

Alguém aqui, além de mim, já ficou matutando o porquê de exatamente isso não ser perdoado por Deus? A princípio eu achei bastante estranho e comecei a mediar um conflito em mim mesma, em que o meuDeus-Pai-Misericordioso, podia não me perdoar se eu blasfemasse contra o Espírito. E pior. Eu não sabia o que era de fato isso. Você sabe?

"Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno" - Marcos 3:28.29 Definição/sentido da palavra blasfêmia: injúria; fala acusatória;calúnia. Ou seja, na prática, é falar injuriosamente conta o bom nome de alguém, ou ainda, falar de forma injuriosa contra a majestade divina (Joseph Thayer)...No contexto do Novo Testamento, a palavra "blasfêmia" (mais especificamente nas referências bíblicas destacadas) mantém o sentido de atribuir ao diabo aquilo que é obra de Deus. O que é uma injúria e um insulto contra Deus. Os fariseus atribuírama satanás aquilo que era obra do Espírito Santo, e Jesus disse que isso era blasfêmia. (Mateus 12:24)...Mas por que tal atitude se constituiria em pecado imperdoável?De acordo com o evangelho de João 16:8 - O Espírito Santo é quem convence do pecado. Portanto, sendo blasfemado, injuriado, e tendo suas obras atribuídas a satanás, quem irá convencer, agora, o homem?

É uma questão de falta deentendimento, sabedoria e confiança na fidelidade, na onisciência e na benignidade de Deus.

Acho uma tristeza só, quando a maravilhosa mão de Deus está moldando e transformando uma pessoa, e ouço à volta dela comentarem e até orarem repreendendo o 'destruidor', ou impondo as mãos a fim de fazer cair por terra o 'espírito do mal' ou desfazer toda 'obra de satanás'. Temos que tomar MUITO cuidado emrelação a isso!

Portanto, é o fato do Espírito Santo ser injuriado, ou blasfemado, que caracteriza o pecado imperdoável, pois, ao dizer que Jesus tinha um espírito imundo, atribuíram ao diabo uma obra do Espírito Santo. (A. T. Robertson) Chamando de trevas o que era a perfeita luz. De modo que todo aquele que blasfema contra o Espírito Santo, reconhece que Deus está operando mediante o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pecado Contra o Espirito Santo
  • Blasfêmia contra o espírito santo
  • blaasfemia contra o ESPIRITO SANTO
  • Pecado Contra o Espirito Santo
  • pecado contra o espirito santo
  • Pecado de Blasfema Contra Espirito Santo
  • Do espírito santo pelo espírito santo para o mundo
  • O espírito santo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!