black
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMATICA
NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
aluno : Francisco Juniel dos Santos Filho
Data:28 /08/14
ATIVIDADE II
1- Observando a história da educação dos surdos percebemos sua evolução e vimos que as fases não são estanques, ou seja, algumas ideias são retomadas para serem acrescentadas a outras. Com base nesta informação, responda:
a) Releia sobre as correntes daevolução histórica da educação de surdos e enumere os pontos semelhantes e os pontos diferentes entre o Oralismo, a Comunicação Total e o Bilinguismo.
As escolas tradicionais ou especiais, reguladas no oralismo, apontam para a capacitação da pessoa com surdez para que dominem a língua da comunidade ouvinte na modalidade oral, como exclusiva possibilidade linguística, de maneira que seja presumível o uso da voz e da leitura labial, igualmente na vida social e na escola.
[...] O oralismo é uma abordagem que visa à integração da criança surda na comunidade ouvinte, enfatizando a língua oral dos pais (Goldfeld, 1997). De acordo com Sá (1999), o oralismo, não consegue atingir resultados satisfatórios por ocasionar déficits cognitivos, corroborando a manutenção do fracasso escolar, provocando dificuldades no relacionamento familiar, não acolhe o uso da Língua de Sinais, discrimina a cultura surda e nega a diferença entre surdos e ouvintes.
A comunicação total leva em consideração as características da pessoa com surdez utilizando todo e qualquer recurso possível para a comunicação, a fim de potencializar as interações sociais, considerando as áreas cognitivas, linguísticas e afetivas dos alunos.
Caracterizam a comunicação total a linguagem gestual visual, os textos orais, os textos escritos e as interações sociais parecem não viabilizar um desenvolvimento satisfatório esses alunos que continuam