blablu

587 palavras 3 páginas
1 – Sobre a arquitetura romana escreva o significado das construções: Templos, Fórum, Basílica, Termas e Palestra.
Os romanos usavam como inspiração a arquitetura etrusca e grega para desenvolver seus projetos. Porém, não podemos falar em cópia, pois a arquitetura romana possuía muitos elementos inovadores e avanços em suas técnicas. Os romanos demonstraram pela durabilidade das suas construções, que eram mestres na arte de erguer uma obra, que usavam excelentes técnicas, um exemplo disso, é a Capital Milenar, a estrada de Roma Vila Appia e claro, o famoso Coliseu.

Os templos romanos foram o resultado de uma combinação de elementos gregos e etruscos: planta retangular, teto de duas águas, vestíbulo profundo com colunas livres e uma escada na fachada dando acesso ao pódio ou à base. Os romanos conservaram as tradicionais ordens gregas (dórica, jônica e coríntia), mas inventaram outras duas: a toscana, uma espécie de ordem dórica sem estrias.

Um fórum era o espaço público existente no meio de uma cidade romana. Além de servir tradicionalmente como mercado, o fórum era um ponto de encontro de grande importância social, e frequentemente era palco de diferentes atividades, incluindo discussões e debates políticos, reuniões, etc. Todos os fóruns tinham um templo de Júpiter em sua extremidade setentrional, e também abrigavam outros templos, além da basílica; também continha uma mesa com os pesos e medidas públicos, para que os clientes do mercado pudessem se assegurar de que não estariam sendo enganados pelos comerciantes. Em períodos eleitorais, os candidatos utilizavam os degraus dos templos do fórum para fazer seus discursos.
A basílica romana inspirou a arquitetura das futuras igrejas cristãs. É um grande espaço coberto, destinado à realização de assembleias cuja origem remonta à Grécia Helenística, funcionando muitas vezes como tribunais ou espaços comerciais (lota/leilões), tornando-se um edifício central e indispensável em qualquer cidade importante. A

Relacionados

  • Blablu
    732 palavras | 3 páginas
  • blablu bli
    1955 palavras | 8 páginas