bla bla bla

Páginas: 2 (343 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O século XX , foi anunciado como século da ciência , do progresso , da eletricidades , da engenharia e da medicina .Mas naquele mesmo século a situação da saúde foi considerada uma “vergonhanacional ’’ . Oswaldo Cruz assume a Diretoria Geral da Saúde onde queria acabar com a febre amarela , a peste bubônica e a varíola , mais geral uma grande revolta pois determinou que a vacina tinha qser obrigatória e quem não tomasse seria considerado um inimigo da saúde pública .Pouco tempo depois a gripe espanhola mata milhares de pessoas no Brasil e é considerada “castigo doas céus ’’ e ogoverno nada faz .Em 1923 é criada a lei Eloy Chaves , a precursora da Previdência Social mas só funcionava de uma forma mais regulada com a classe dos ferroviários e portuários .
Vargas entra nopoder e cria os Institutos de Aposentadorias e pensões (IAP’S) , leis de sindicalização , jornada de trabalho de 8 horas , férias remuneradas , salário mínimo , criação do ministério da saúde , etc. Mais tarde surge o SESP ( serviço de saúde pública ) , financiado pelos americanos , que dava assistência médica para as epidemias como malária , varíola , febre amarela , mal de chagas , entreoutras .
JK é eleito e aumenta o número de IAP’S .Em 1966 ocorre a unificação dos IAP’S e o governo cria o INPS . O governo federal anuncia obras gigantescas que irão impulsionar o desenvolvimentodo país . Em meados dos anos 70 a previdência social conheceu sua maior expansão em número de leitos disponíveis .
Surgem novos surtos de poliomielite , varíola e hanseníase . Em 1975 surge aprimeira tentativa de organizar o sistema de saúde .
1981 os IAP’S estão falidos . Um dos motivos é a privatização da rede de saúde . Com isso reaparecem doenças epidêmicas e surgem novas doenças .1990 A regularização da organização e funcionamento dos serviços do SUS . Regulamentação da participação da comunidade na gestão do SUS e das transferências intergovernamentais de recursos ....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • blá blá blá
  • bla bla bla
  • Bla bla bla bla
  • BLA BLA BLA BLA BLA
  • bla bla
  • bla bla bla
  • blá, blá blá
  • Bla bla bla

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!