Bla bla bla

Páginas: 2 (464 palavras) Publicado: 11 de março de 2014

1) Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retirar do texto: dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema e dois argumentos que oautor usa para defender seu ponto de vista.
R: O tema trata de uma critica ao Supremo Tribunal Federal brasileiro conforme trechos citados “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos parapronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos. Ninguém esperaria encontrar tamanho talento para a concisão no Supremo Tribunal Federalbrasileiro, mas o contraste ressalta que falar muito não significa ter muito a dizer”. “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retóricamais objetiva, direta e sucinta. Parece haver tendência recente nessa direção, mas que ainda não alcançou os tribunais superiores, muito menos o Supremo Tribunal Federal.”
No ponto de vista doautor, ele critica a linguagem exagerada e extensa utilizada no Judiciário. Podemos identificar a partir dos trechos citados “Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam aprosperar no Judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao apogeu. Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram asensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino”. “Ainda assim, será necessária tamanha verbosidade, reflexo, aliás, da extensão interminável dos autos, a versão escrita de cada processo?”2) Leia os seguintes trechos retirados do editorial:
a) “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), às vezes considerado a maior peça deoratória em todos os tempos.”
b) “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta.”



2)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • blá blá blá
  • bla bla bla
  • Bla bla bla bla
  • BLA BLA BLA BLA BLA
  • bla bla
  • bla bla bla
  • blá, blá blá
  • supremo blá-blá-blá

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!