Blá blá blá

Páginas: 23 (5673 palavras) Publicado: 11 de maio de 2011
* ORIENTAÇÃO figura 1 1

Um dos aspectos mais importantes para utilização eficaz e satisfatória de um mapa diz respeito ao sistema de orientação empregado por ele. O verbo orientar está relacionado com a busca do ORIENTE, palavra de origem latina quesignifica nascente. Assim, o "nascer" do Sol, nessa posição, relaciona-se à direção (ou sentido) leste, ou seja, ao Oriente.
Possivelmente, o emprego dessa convenção está ligado a um dos mais antigos métodos de orientação conhecidos. Esse método se baseia em estendermos nossa mão direita na direção do nascer do Sol, apontando, assim, para a direção leste ou oriental; o braço esquerdoesticado, conseqüentemente, se prolongará na direção oposta, oeste ou ocidental; e a nossa fronte estará voltada para o norte, na direção setentrional ou boreal. Finalmente, as costas indicarão a direção do sul, meridional, ou ainda, austral. A representação dos pontos cardeais se faz por Leste (E ou L); Oeste (W ou O); Norte (N); e Sul (S). A Fig. 1 apresenta essa forma de orientação.Temos, portanto, quatro direções fundamentais. São as direções cardeais: norte, sul, leste e oeste. Tendo como base as quatro direções cardeais, podemos traçar as direções colaterais:

__________ (NE), entre o norte e o leste;__________ (NO), entre o norte e o oeste; Fazer esquema da Rosa dos ventos

__________ (SE), entre o sul e o leste; __________ (SO), entre o sul e o oeste.A figura onde aparecem todas essas direções de orientação – cardeais, colaterais
e subcolaterais – é chamada rosa-dos–ventos, também denominada rosa-dos-rumos
ou rosa-náutica.
Importante: deve-se tomar cuidado ao fazer uso dessa maneira de
representação, já que, dependendo da posição latitudinal do observador,
nem sempre o Sol estará exatamentena direção leste. O Leste e o Oeste
verdadeiros vão ocorrer nos equinócios de outono e primavera.
Podemos ainda traçar outras direções de orientação entre essas oito que já
estabelecemos. São as direções subcolaterais: norte-nordeste (NNE), norte-noroeste
(NNO), sul-sudeste (SSE), sul-sudoeste (SSO), leste-sudeste (LSE), leste-nordeste
(LNE), oeste-sudoeste (OSO) eoeste-noroeste (ONO).
A fim de se ter uma adequada orientação do espaço nele representado, um mapa deve conter, no mínimo, a indicação norte. Normalmente, por convenção, essa orientação se dá com o norte indicando o sentido superior do mapa, e o sul, o inferior.
Essas indicações (norte "para cima", sul "para baixo") são simples convenções e podem ser alteradas pelo usuário, pois oplaneta não obedece a um referenciamento específico. Uma esfera não tem lados, nem começo, nem fim. Então o que usar como referência? Como a Terra gira, os polos, local onde o eixo imaginário intercepta a superfície da Terra, são os únicos pontos de referência absolutas. Na Antigüidade, muitos mapas situavàm, por exemplo, a cidade de Meca como centro da Terra, onde a direção sul era indicada nosentido da porção superior da folha de papel.

**BÚSSOLA

A bússola é uma invenção antiga, criada pelos chineses no século X. Ela ainda é um instrumento muito utilizado para a orientação. Composta por uma agulha imantada, que aponta sempre para o norte. A agulha imantada da bússola aponta sempre para o norte, porque o núcleo interno da Terra, composto basicamente de ferro e níquel,funciona como um grande imã. Daí partem linhas de campo magnético para os extremos norte e sul do planeta, constituindo então os pólos magnéticos. Existe uma diferença entre o norte apontado pela bússola (norte magnético) e o norte real (pólo norte geográfico). Essa diferença, que, atualmente, é de cerca de 1.400 Km, é quase insignificante para as áreas distante do pólo Norte, mas é significativa para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • blá blá blá
  • bla bla bla
  • Bla bla bla bla
  • BLA BLA BLA BLA BLA
  • bla bla
  • bla bla bla
  • blá, blá blá
  • Bla bla bla

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!