Bjarne Stroustroup

519 palavras 3 páginas
Bjarne Stroustrup

Bjarne Stroustrup (Århus, 11 de junho de 1950) é um cientista da computação dinamarquês e professor catedrático da Universidade do Texas A&M. É conhecido como o pai da linguagem de programação C++.
Stroustrup, nas suas próprias palavras, "inventou a C++, escreveu as suas definições iniciais e produziu a sua primeira implementação, (...) escolheu e formulou os critérios de projecção da linguagem C++, desenhou todas as suas facilidades principais e foi responsável pelo processo de propostas de extensão no comité de padrões de C++." Stroustrup também escreveu o que muitos consideram a obra padrão de introdução à linguagem, "A linguagem de programação C++", que se encontra na terceira edição. A obra possui revista para reflectir a evolução da linguagem e o trabalho do comité de padrões de C++.
Stroustrup é cand. scient. (o equivalente dinamarquês do grau de mestre) em matemática e ciência da computação (1975) pelaUniversidade de Aarhus, Dinamarca, e doutor em ciência da computação (1979) pela universidade de Cambridge, Inglaterra. Ele desempenhou o cargo de director do departamento de Investigação de Programação em Larga-scala dos laboratórios Bell da AT&T, desde a sua criação até aos finais de 2002.
Prémios e realizações
1990 - Nomeado um dos "American's twelve top young scientists" pela revista Fortune.
1993 - Prémio Grace Murray Hopper da Association for Computing Machinery (ACM) pelo seu trabalho na linguagem C++
1995 - A revista Byte nomeou-o uma das 20 pessoas mais influentes na industria de informática
1996 - Foi nomeado "Fellow" da AT&T "pelas contribuições fundamentais para o desenvolvimento de linguagens de programação e programação orientada por objectos, culminando na linguagem de programação C++"
1998 - Foi nomeado "Fellow" da ACM: pelo seu trabalho inicial que formaram as fundações da linguagem de programação C++. Apoiado nas fundações e no esforço contínuo do Dr. Stroustrup, a lingugagem C++ tornou-se numa das linguagens de

Relacionados

  • Sistemas supervisórios com orientação a objetos
    15572 palavras | 63 páginas