Bizantino Teodora e o Marido Justiliano

313 palavras 2 páginas
Bizantino Teodora e o Marido Justiliano

Teodora era filha de Acácio, que cuidava dos ursos em Constantinopla.
Ao ficar órfã ao 4 anos de idades, seguiu sua irmã na carreira teatral. Com 15 anos já era conhecida dançarina e mímica , famosa por sua beleza e talento cômico.
Tinha uma formação religiosa . Enquanto trabalhava como fiandeiro de lã, Teodora conheceu Justiliano, herdeiro do trono bizantino e 20 anos mais velho que ela.
Justiliano se apaixonou por Teodora, e seu tio Justino, revogou a lei que proibia que senadores se casassem com mulheres de teatro, o que possibilitou o casamento dos dois. Quando o tio morreu, Justiliano subiu ao trono e fez de Teodora governante ao seu lado. O talento e a autoridade de Teodoro ficaram evidente, sua influência para promover o reconhecimento de alguns direitos femininos: faz aprovar leis que proíbem o tráfico de garotas jovens e altera as leis de divórcio, trazendo benefícios, para a mulher.
No início de seu reinado conjunto, como resultado dos altos impostos e conflitos políticos, uma Revolta chamada de Nika.
Ambicioso e Autoritario Justiliano e chamado pelos súditos de ¨imperador que nunca dorme”.
Embora apoiasse totalmente o desejo do marido, lança-se no projeto de restauração e unificação do império Romano. Para recuperar a grandeza do antigo império , estimula a indústria, e comercio e as artes.
A história provou que a sua opinião fora realmente a escolha mais sábia , Justiliano ficou famoso por ter codificado a lei Romana.
Teodora exerceu grande influência em seu modo de pensar, o resultado do trabalho ainda forma base do sistema de muitos países europeus.
Teodora comprou de seu próprio bolso ,a liberdade de quinhentas meninas que haviam sido vendidas para a prostituição .
Depois que Teodora morreu de câncer,aos 51 anos , Justiliano ficou tão abalado que poucas leis eficazes foram aprovadas nos 17 anos que seguiram até a sua morte em Constantinopla.

Relacionados

  • Epistemologia
    208399 palavras | 834 páginas