BISFENOL-A: VOCÊ COME SEM SABER E ADOECE SEM QUERER. UMA ABORDAGEM QUÍMICA NO COTIDIANO.

1369 palavras 6 páginas
BISFENOL-A: VOCÊ COME SEM SABER E ADOECE SEM QUERER. UMA ABORDAGEM QUÍMICA NO COTIDIANO.

AUTORES: Lopes, T.C. (IFPA) ; Nunes, I.C.D. (IFPA) ; Couto, A.M. (IFPA) ; Melo, K.C. (IFPA) ; Melo, T.E.M. (IFPA) ; Rodrigues, A.C.V. (IFPA) ; Corrêa, A.S. (IFPA)

RESUMO: O propósito deste trabalho foi realizar uma pesquisa, para se obter dados estatísticos a respeito do nível de informação que os alunos possuem sobre alimentos enlatados e seus riscos e destacar a importância da contextualização do ensino de química. A pesquisa foi realizada em duas escolas da Região Metropolitana de Belém, no Pará. A coleta de dados nos possibilitou ter real noção sobre o nível de informação que os alunos possuíam sobre tais alimentos. Diante desses dados, realizou-se uma palestra para alertá-los em relação ao Bisfenol-A (BPA) presente nas embalagens em lata, que representa um risco a saúde, demonstrando a eles que a química está bastante presente no cotidiano e que eles precisam possuir um conhecimento empírico a respeito do mundo que os cerca.

PALAVRAS CHAVES: Bisfenol-A; Alimentos Enlatados; Contextualização

INTRODUÇÃO: A química, disciplina que está integrada no programa curricular do ensino fundamental até o superior, devendo possibilitar ao aluno a capacidade de compreender todas as transformações químicas que ocorrem no mundo físico. Atualmente, um tema bastante discutido é a contextualização, há certo cuidado em ligar o ensino à realidade do aluno pois, além disso, é preciso provocar a reflexão sobre o tema abordado. Trazer um assunto cotidiano, como os alimentos enlatados, presentes na cantina da escola ou na dispensa de casa, que as vezes passam “despercebidos” em relação aos seus riscos. Um recente estudo, realizado pela Drª. Karin Michels, professora na Harvard Medical School, comprovou que os níveis de Bisfenol-A (BPA) aumentaram 10 vezes em relação ao normal, no período em que os envolvidos no estudo consumiam 12 porções de sopa enlatada por dia (muito menos do que se

Relacionados