biotoxico

474 palavras 2 páginas
CH3Br ( Brometo de metila ou Bromometano)
Usos
O Brometo de Metila é um gás incolor que tem ação fumigante utilizado para o tratamento do solo, pois controla formigas, eliminam fungos, insetos, nematoides (vermes patógenos), ervas daninha e aniquila qualquer ser vivo que esteja na terra ou na zona de penetração do gás. Ele também é usado na exportação/ importação de alimentos, pois evitam que doenças e pragas sejam disseminadas durante a viagem.
Produção
O haleto orgânico CH3Br é proveniente de um composto orgânico pela troca de um hidrogênio por um halogênio. Ele pode ser produzido naturalmente ou sinteticamente.
Fórmula estrutural
CH3˗-Br
A produção sintética do Brometo de metila é feita através da reação de Metanol com Ácido bromídrico.
CH3OH + HBr → CH3Br + H2O O ácido bromídrico anteriormente é produzido pela reação de
2NaBr + H2SO4 → Na2SO4 + 2HBr

Ele também pode ser feito pela reação de metanol com PBr3 (tribrometo de fósforo), ou por processos parecidos com outros halogenetos de alquila, por meio dos halogenetos de fósforo, como o PCl3 ou o PCl5 . Pode também ser produzido pela reação de bromo com metanol em presença de Fosforo branco.
A produção natural do bromometano ocorre no oceano, através de algas e também por algumas plantas terrestres, como as da família Brassicaceae (Nabos, couve, rabanete, etc.)
Toxidade
O brometo de metila é altamente tóxico e prejudicial à saúde humana, e também ao meio ambiente e animais. Classificado como um dos agrotóxicos mais perigosos. Quando inalado causa lesões a Sistema Nervoso Central, problemas circulatórios, vômitos, vertigens, confusão mental. O gás também pode ser absorvido pela pele, mas a maior parte se dá por inalação. Por conter cloropicrina (mesmo em pequena quantidade), causa efeito lacrimejante.
O CH3Br foi considerado pelo Painel de Avaliação Cientifica do Protocolo de Montreal como um dos gases mais perigosos para a camada de ozônio, de acordo com a informação fornecida: cada átomo de

Relacionados

  • Panatanal
    2639 palavras | 11 páginas
  • artigos
    3648 palavras | 15 páginas
  • Biomas brasileiros
    7528 palavras | 31 páginas
  • Os Grandes Biomas Nacionais: a Zona Costeira do Sul do Brasiul
    15113 palavras | 61 páginas