Biotipos cutaneos

Páginas: 5 (1146 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2014
ACNE
A acne vulgar é dermatose crônica, comum em adolescentes. É doença do folículo pilossebáceo, que possui, como fatores fundamentais, hiperprodução sebácea, hiperqueratinização folicular, aumento da colonização por Propionibacterium acnes e inflamação dérmica periglandular. Ocorre em todas as raças, embora seja menos intensa em orientais e negros, e manifesta-se mais gravemente no sexomasculino.
Não existe perfil epidemiológico universal da acne. Aceita-se o fato de que sua prevalência varie entre 35% e 90% nos adolescentes, com incidência de 79 a 95% entre os adolescentes do Ocidente, pode chegar a 100% em ambos os sexos.Em geral, observa- se que a acne acomete 95% dos meninos e 83% das meninas com 16 anos de idade.
O aparecimento é precoce (11 anos para meninas e 12 parameninos), com prevalência maior entre os homens, graças à influência androgênica.
A freqüência na população aumenta com a idade e a existência de histórico familiar. Geralmente, sua resolução é espontânea, no final da adolescência ou da segunda década de vida.8 A acne não faz distinção de classe social.
A influência genética na acne é muito importante, acreditando-se que ela seja maior quanto maiorfor o grau da dermatose. Para acne grau I, essa participação é de 88%; para a grau II, 86%; para a grau III, 100%. Em indivíduos sem acne, a ocorrência familiar é de 40%.9 A influência genética ocorre sobre o controle hormonal, a hiperqueratinização folicular e a secreção sebácea, mas não sobre a infecção bacteriana.
Os fatores implicados na etiopatogenia da acne vulgar são:1.hiperproduçãode seboglandular; 2. hiperqueratinização folicular; 3. colonização bacteriana folicular; e 4. liberação de mediadores da inflamação no folículo e derme adjacente.
CONCLUSÃO
A freqüência elevada da acne na prática clínica diária do dermatologista.torna essa dermatose uma das mais estudadas do âmbito médico-científico internacional, com mais de 1.500 artigos científicos específicos indexados jápublicados.
Graças ao sentimento instigante que essa dermatose gera nos cientistas, percebe-se predileção no tocante à etiopatogenia da acne. Grande avanço já foi obtido ao se estabelecerem a hiperprodução de sebo, a hiperqueratinização folicular, a colonização bacteriana do folículo e a inflamação perifolicular e dérmica adjacente como os fatores cardinais maiores para o aparecimento da acne, falta,contudo, a elucidação total dos fatos que os desencadeiam e que os unem entre si.
A situação atual da etiopatogenia da acne, embora pareça ainda confusa, é, na realidade, a representação de constante investimento da classe dermatológica na pesquisa dos detalhes obscuros dessa doença.
BIBLIOGRAFIA
COSTA, A.(2008). Fatores etiopatogênicos da acne vulgar. Anais Brasileiros de Demartologia,v.83,n.5.2008ROSÁCEA
A rosácea é uma dermatose inflamatória crônica observada principalmente na pele do rosto, com períodos de exacerbação e de melhora, afetando cerca de 10% da população1. É causada por um processo inflamatório que envolve vasos da pele e a unidade pilossebácea, levando ao desenvolvimento de eritema, com sintomas de dor, queimação, prurido e flushing2. Esse componente inflamatório aumentaa sensibilidade da pele e diminui o limiar de tolerância a muitos agentes de uso tópico.
Os pacientes com rosácea geralmente apresentam queixa de vermelhidão, flushing, prurido e pele sensível. A pele do rosto é avermelhada, podendo apresentar pápulas, pústulas, telangiectasias e placas eritematosas. A erupção pode variar em função do grupo étnico, sendo que as pápulas e pústulas são menos comunsem negros e seus descendentes. O comprometimento extrafacial em regiões como pescoço, colo e couro cabeludo pode ocorrer, mas geralmente é decorrente da manifestação da doença associada ao dano solar crônico. Vários fatores desencadeantes estão associados com períodos de piora do quadro, como3-6: · Agentes locais: cosméticos, retinoides, corticosteroides, sabonetes com alta detergência· Drogas:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Biotipo Cutâneo
  • Envelhecimento Cútaneo
  • BIOTIPOS SIST
  • Envelhecimento Cutaneo
  • envelhecimento cutaneo
  • Anexos Cutaneos
  • Biótipo e Abiótipo
  • Biotipos Fisicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!