BIOTECOLOGIA NA AGRICULTURA

358 palavras 2 páginas
1. Qual a participação da biotecnologia na agricultura brasileira?

Atualmente a Biotecnologia está presente na agricultura brasileira de diversas formas. Entretanto, a produção de plantas melhoradas geneticamente é, sem sombra de dúvidas, a principal delas, pois esse procedimento fornece suporte para as exigências atuais e futuras no que se diz respeito à segurança alimentar, contribuindo para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e para preservação dos recursos naturais.

2. O que são os marcadores moleculares que estão em plantas? Qual o motivo de se produzir cultivares resistentes a pragas agrícolas?

O termo Marcador Molecular é utilizado para definir um lócus polifórmico que indica o genótipo do indivíduo que o possui. Dessa forma, ele corresponde ao polimorfismo presente no nível do DNA. Entretanto, marcadores moleculares não dependem do tipo de tecido analisado, nem do estágio de desenvolvimento da planta, pois se apresentam como ferramentas cada vez mais úteis no melhoramento genético de culturas de valor agronômico.
Os cultivares resistentes permitem a construção de genótipos que seriam dificilmente produzidos apenas com a seleção fenotípica.

TEXTO: BIORREMEDIAÇÃO.

3. O que é Biorremediação? Em que situações a biorremediação deve ser utilizada?

A Biorremediação é a técnica que consiste na aplicação de processos biodegradáveis no tratamento de resíduos para recuperar e regenerar ambientes (principalmente água e solo) que sofreram impactos negativos, mantendo o equilíbrio biológico em ecossistemas.
A biorremediação pode ser empregada para atacar contaminantes específicos no solo e águas subterrâneas. Um exemplo mais geral é a limpeza de lixões, feita com um custo relativamente baixo quando comparado às alternativas convencionais de tratamento de resíduos sólidos.

4. O que é o LANDFARMING?

O Processo de Landfarming, também conhecido como tratamento em terra, consiste na aplicação controlada de resíduos sobre o solo,

Relacionados

  • AULA 6a
    520 palavras | 3 páginas
  • Publicidade e propaganda
    94652 palavras | 379 páginas